Apesar da queda no isolamento social, pequenos negócios ainda têm baixo movimento

Mesmo após a redução do isolamento social, o movimento observado por microempreendedores ainda é menor do que no período pré-pandemia. Segundo a nova pesquisa da SumUp, instituição financeira que presta serviços de maquininha de cartão para pequenos negócios, 58% dos comerciantes dizem que o movimento ainda é inferior ao início do ano. 

Entre os que mantêm pontos de venda fechados, 90% informam baixo movimento nos negócios. Apesar dos dados, 37% dos donos de pequenos negócios acreditam que o movimento vai melhorar com a proximidade do natal. Outros 10% acreditam que o movimento vai aumentar muito e 24% demonstram pessimismo e preveem queda nas vendas.

Após perdas da pandemia, livrarias lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas

Número de famílias endividadas retorna ao quantitativo de antes da pandemia

Outro ponto é a consolidação da venda online como uma das principais estratégias de negócios. O setor teve adesão de quase 100% dos empreendedores, que formam a base de clientes da empresa. Esse movimento de adoção da venda online tem sido progressivo e já foi observado desde o início da pandemia.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, com 1.500 clientes da empresa em todo o País, para entender o impacto da Covid-19 na atual fase da pandemia.

Comercio. Foto: Agência Brasil

Leia mais

Leia também