Apenas comércio essencial pode abrir neste final de semana; veja o que funciona no sábado e no domingo

Compartilhe

De acordo com o Plano de Convivência elaborado pelo Governo Estadual, que começou a vigorar na última segunda-feira (11), os estabelecimentos comerciais não essenciais receberam novas regras para funcionamento nos municípios classificados como ‘Risco Alto’ para transmissão do coronavírus.

Durante a semana, lojas de rua podem funcionar de acordo com um calendário, em dias alternados. Porém, aos finais de semana, esses comércios ficam fechados. Os restaurantes, para evitar aglomerações, também terão que fechar aos sábados e domingos.

Podem abrir:

É permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

Continuam fechados:

Os shoppings centers, por conta da aglomeração em local fechado, permanecerão com o funcionamento suspenso. No entanto, os lojistas poderão fazer a comercialização de produtos por meio de entrega no estacionamento (drive-thru) ou delivery.

Comércio de varejo em geral:

A partir de segunda-feira, o comércio não essencial volta a abrir. As lojas de produtos do corpo humano (roupas, calçados, cosméticos), poderão abrir na segunda, quarta e sexta-feira (dias pares).

Já os comércios dos demais produtos não ligados ao corpo humano, funcionam na terça e quinta-feira (dias ímpares).  O horário de funcionamento deverá ser das 10 horas às 16 horas.

Mapa de risco

As cidades classificadas como Risco Moderado vão continuar adotando as atuais regras, com a divisão do horário de funcionamento em dois turnos durante a semana e fim de semana. Os servidores públicos do Poder Executivo Estadual e funcionários do setor administrativo em empresas de serviços considerados não essenciais tem de adotar o regime de trabalho em casa.

Outra orientação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, é a interrupção da iluminação em espaços públicos no período da noite, como praias, calçadões, praças, quadras, campos de futebol e demais espaços de lazer com o objetivo de evitar aglomerações.

Informações: Folha Vitória

Leia também

ALUMÍNIO: Consumo de produtos cresce 10,9% em 2021, revela Abal

Segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), o consumo de produtos de alumínio no Brasil somou 1.583,9...

TRABALHO: Congresso decidirá se MPs do governo vão se tornar leis permanentes

Cabe ao Congresso Nacional, agora, decidir se as medidas provisórias trabalhistas vão se tornar leis permanentes. A MP...

PM de Barra de São Francisco recupera motocicleta em menos de 24 horas após o furto

Durante patrulhamento nas ruas da cidade de Barra de São Francisco na manhã desta quinta (12), policiais militares...

Imagens mostram capivaras se alimentando e amamentando filhotes perto de rio em Colatina

Um vídeo flagrou o momento que algumas capivaras se alimentavam e amamentavam seus filhotes na beira do Rio...

Com 12 clubes definidos, Santos de Barra de São Francisco estreia na Copa Norte dia 28

A competição mais badalada do Espirito Santo, a 16º Copa Norte de futebol amador terá início dia 28...