Apenas comércio essencial pode abrir neste final de semana; veja o que funciona no sábado e no domingo

De acordo com o Plano de Convivência elaborado pelo Governo Estadual, que começou a vigorar na última segunda-feira (11), os estabelecimentos comerciais não essenciais receberam novas regras para funcionamento nos municípios classificados como ‘Risco Alto’ para transmissão do coronavírus.

Durante a semana, lojas de rua podem funcionar de acordo com um calendário, em dias alternados. Porém, aos finais de semana, esses comércios ficam fechados. Os restaurantes, para evitar aglomerações, também terão que fechar aos sábados e domingos.

Podem abrir:

É permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

Continuam fechados:

Os shoppings centers, por conta da aglomeração em local fechado, permanecerão com o funcionamento suspenso. No entanto, os lojistas poderão fazer a comercialização de produtos por meio de entrega no estacionamento (drive-thru) ou delivery.

Comércio de varejo em geral:

A partir de segunda-feira, o comércio não essencial volta a abrir. As lojas de produtos do corpo humano (roupas, calçados, cosméticos), poderão abrir na segunda, quarta e sexta-feira (dias pares).

Já os comércios dos demais produtos não ligados ao corpo humano, funcionam na terça e quinta-feira (dias ímpares).  O horário de funcionamento deverá ser das 10 horas às 16 horas.

Mapa de risco

As cidades classificadas como Risco Moderado vão continuar adotando as atuais regras, com a divisão do horário de funcionamento em dois turnos durante a semana e fim de semana. Os servidores públicos do Poder Executivo Estadual e funcionários do setor administrativo em empresas de serviços considerados não essenciais tem de adotar o regime de trabalho em casa.

Outra orientação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, é a interrupção da iluminação em espaços públicos no período da noite, como praias, calçadões, praças, quadras, campos de futebol e demais espaços de lazer com o objetivo de evitar aglomerações.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Filme sobre o serial killer, Ted Bundy, chega aos cinemas, nesta quinta (25) com atuação fantástica de Zac Efron

Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal chega aos cinemas, nesta quinta-feira (25), com uma incrível trama sobre a história do serial killer...

Marcelo Firmino não pode ser candidato a prefeito de Barra de São Francisco

O policial militar Marcelo Firmino, pré-candidato a prefeito de Barra de São Francisco, enfrentou problemas para registrar sua candidatura. De acordo com informações obtidas pelo SiteBarra,...

Bandidos encapuzados roubam moto no Patrimônio do XV

Imagem ilustrativa Dois criminosos roubaram uma motocicleta na noite...

Casos de chikungunya crescem no Espírito Santo

Em tempos de pandemia, com todas as atenções...

Leia também