Aparição de onça assusta moradores no interior do Espírito Santo

Animal foi visto na noite desta segunda (6) e na manhã desta terça (7). Defesa Civil de Iconha pede que os moradores fiquem dentro de casa.

Pegada da onça foi registrada por morador em Iconha — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Iconha

Por Luiza Marcondes, G1 ES

Os moradores da localidade de Bom Destino, em Iconha, no Sul do Espírito Santo, estão em alerta por causa de uma onça que está rondando o local desde a noite desta segunda-feira (6).

A Defesa Civil de Iconha publicou um aviso nas redes sociais pedindo que os moradores fiquem dentro de casa até que a ocorrência seja resolvida.

A cuidadora de crianças Larissa Dalmolin, de 18 anos, contou que o primeiro relato sobre a onça foi por volta de 21h de segunda, quando um morador que voltava do médico foi atacado pelo animal.

“Como ele estava de moto, conseguiu fugir dela”, relatou.

A moradora disse que onças nunca foram vistas antes em Bom Destino e que os vizinhos estão assustados com a aparição.

“A maioria das pessoas está com medo e só estão saindo de casa se precisarem mesmo. É um perigo principalmente para quem tem criança pequena”, disse Larissa.

A coordenadora da Defesa Civil de Iconha, Nelsani Maria Rigo, explicou que na manhã desta terça (7) a onça foi vista indo para uma área de mata de difícil acesso próxima da localidade.

Segundo Nelsani, o caso foi passado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que vai acionar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Apesar de não haver registro de aparições anteriores de onças em Bom Destino, Nelsani informou que outros animais já foram vistos em localidades de Iconha, porque o município tem muitas áreas de mata.

“Os relatos começaram a ser passados na noite de ontem e, além dela ter avançado sobre esse morador, também foi passado que ela pulou em uma residência”, relatou a coordenadora.

Nelsani disse também que a espécie da onça não foi identificada e que as fotos atribuídas ao animal que estão circulando nas redes sociais são falsas. A Defesa Civil do município tem apenas uma imagem da pegada dela.

“Pedimos para que a população continue atenta. Segundo relatos da população, a aparição dela é noturna”, explicou.

Leia mais

Leia também