Apae participa de sessão ordinária da Câmara de Vereadores e apela por mais inclusão

Compartilhe

Alunos, profissionais e diretores da Apae de Barra de São Francisco participaram, nesta segunda-feira, 4, da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco, para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado em 2 de abril.

O presidente da Apae, Alan Boechat, esteve acompanhando alunos e professores, sendo recepcionado inicialmente pelos parlamentares que chegavam para a sessão.

A leitura do versículo bíblico que norteia as sessões, foi feita pela educadora Eni e, em seguida, a terapeuta ocupacional Paula Fernanda Camilo, falou sobre a importância da conscientização para o autismo e a necessidade de combater o preconceito.

A participação da Apae na sessão contou ainda apresentação feita por alunos e educadora e teve um discurso da pedagoga Ana Paula Fanti, sobre a educação inclusiva.

“A conscientização é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e suas famílias. A falta de informação cria muitos desafios para eles, prejudicando o diagnóstico precoce. Sabemos que, quanto mais cedo começar o tratamento melhores são os resultados”, avaliou Ana Paula, lembrando que a campanha deste ano tem como lema “Lugar de autista é em todo lugar”, com objetivo de promover uma mensagem inclusiva a toda a sociedade.

“Gostaria de pontuar que o melhor lugar para se iniciar o processo de inclusão é na Apae. Na Apae existe uma equipe qualificada para dar suporte e acolhimento às famílias. A Apae não é para esconder as crianças, a Apae é o local mais apropriado para contribuir com o desenvolvimento das crianças”, disse ela.

A Apae conta hoje 210 usuários, de 207 famílias, que recebem todo o apoio psicológico e social da entidade.

“Temos uma fila de espera para os atendimentos da saúde (em média de mais 30 pessoas, entre crianças e adolescentes) aguardando vaga para estes atendimentos”, relatou a pedagoga.

A Prefeitura de Barra de São Francisco tem sido parceira da Apae, disponiblizando uma ajuda de custo mensal que cobra grande parte das despesas da entidade, além de fornecer verduras e legumes produzidos no Hortão Municipal.

Leia também

Inmet prevê geada, neve e avanço do frio em cidades brasileiras

A semana começará com geada na Campanha Gaúcha; neve em Santa Catarina e na Serra Gaúcha; frio adentrando...

ES: jovem é presa suspeita de matar namorada do ex a facadas por ciúme

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" Uma mulher de 18 anos foi presa pela equipe da Delegacia de Polícia de...

Copa do Brasil: Atlético-MG derrota Brasiliense e está nas oitavas

Mesmo jogando com uma equipe alternativa, o Atlético-MG derrotou o Brasiliense por 1 a 0, neste domingo (22)...

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de palestra em Barra de São Francisco

Nesta quarta-feira, 18 de maio, foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS palestra...

Com defesa de pênalti, Real Noroeste garante vitória na Série D

Tão importante quanto um gol é uma defesa de pênalti. E pela segunda vez nesta temporada a intervenção...