Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacinas contra Covid-19

A aprovação para condução de um ensaio clínico que estudará dois tipos de vacinas para Covid-19 foi pulicada nesta semana pela Anvisa. De acordo com o órgão, essas vacinas são baseadas em ácido ribonucleico (RNA), que codifica um antígeno específico do vírus Sars-CoV-2. 

Em todo o mundo, o estudo prevê a inclusão de cerca de 29 mil voluntários, sendo mil deles no Brasil, mais especificamente nos estados de São Paulo e Bahia. Os centros que conduzem a pesquisa serão responsáveis pelo recrutamento dos voluntários. 

Vacina contra a Covid-19 começa a ser testada em voluntários de cinco estados e do DF” target=”_blank”>Vacina contra a Covid-19 começa a ser testada em voluntários de cinco estados e do DF

Este é o terceiro estudo de vacina contra a Covid-19 autorizado pela Anvisa no Brasil. Para esta, o órgão analisou informações das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. 

Para que os testes sejam iniciados em seres humanos, são necessários dois fatores: a aprovação no Conep, órgão ligado ao Ministério da Saúde, responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da própria organização interna dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários. 
 

Foto: Arquivo/EBC

Leia mais

Escola de Viana realiza ciclo interno de formação sobre interdisciplinaridade

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Ewerton Montenegro Guimarães, de...

São Mateus registra mais duas mortes por Covid-19 e ultrapassa 300 casos

A Vigilância Epidemiológica de São Mateus confirmou, nesta...

Casal de idosos venecianos tem alta no mesmo dia após vencer luta contra o coronavírus

Uma história é de união até na hora da doença. O casal, seu José Bressale, 81 anos, e a dona Isaura Oliosi, 83, teve...

Menina de cinco anos sobrevive após cair de 6° andar de prédio no ES

Uma criança de cinco anos de idade, caiu do 6º andar de um prédio, no bairro Jardim Atlântico, na Serra, na noite da sexta-feira (18)....

Leia também