ANTP elabora sugestões para orientar candidatos a prefeito na gestão do transporte público

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) reuniu um conjunto de propostas para o setor de transporte público, cujo objetivo é esclarecer e orientar a elaboração de programas de candidatos a prefeito e vereadores nas eleições deste ano. 

A partir de colaborações e sugestões dos principais atores da cadeia produtiva, a ANTP desenhou as linhas gerais de um Programa de Transporte Público, que seria baseado em três pilares: eficiência, baixo custo e qualidade. O texto apresenta ideias que vão além das eleições, mas que podem direcionar os novos gestores que vão tomar posse em janeiro do ano que vem. 

Sistema Integrado de Transportes é detalhado em portaria do MInfra

Auxílio para transporte público nos municípios terá votação na semana que vem

Sem desoneração da folha até 2021, serviços de transporte público podem ser paralisados

Entre as propostas que compõem o material, há a defesa de um novo modelo de contratação dos serviços, onde o poder concedente paga pelos serviços efetivamente prestados de acordo com o custo real apurado no sistema, independentemente da tarifa arrecadada. O documento propõe a divulgação da metodologia de cálculo dos custos, com relatórios mensais de prestação dos serviços, entre outras sugestões. 

Entidades representativas apontam que o setor vive uma grave crise por causa da pandemia da Covid-19, e que correria o risco até de parar totalmente. 

Leia mais

Leia também