Ano letivo começa dia 22 de março em Nova Venécia

Em coletiva de imprensa realizada no auditório da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira (12), o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, e a Secretária de Educação e professora, Wanessa Sechim, anunciaram o lançamento do Plano de Retomada do Ano letivo 2021, que inicia no próximo dia 22 de março. O Plano foi aprovado pela Comissão de Gestão Pró-Educação e Saúde, pelo Conselho Municipal de Educação e homologado pelo prefeito.

“Precisávamos planejar, organizar e oferecer capacitação aos profissionais e realizar um diagnóstico participativo com os pais e responsáveis para iniciarmos, com qualidade e de maneira segura, nosso ano letivo. Esperamos que a vacinação avance e que a população continue tomando todos os cuidados para contenção da Covid-19. Temos a esperança de poder retomar, presencialmente, ainda este ano. Estamos iniciando uma batalha totalmente diferente de todas as outras, mas não mediremos esforços para promover uma educação de qualidade no nosso município”, disse André Fagundes.

Na oportunidade, a secretária de Educação apresentou o relatório sobre as dificuldades encontradas durante o período de transição na Rede Municipal de Ensino de Nova Venécia, que evidenciou problemas relacionados ao transporte, à merenda escolar, aos contratos não renovados, ao quadro de pessoal, à infraestrutura das escolas, entre outros. Com base no levantamento obtido, criou-se a Comissão de Gestão Pró-Educação e Saúde, formada por representantes de todos os segmentos envolvidos nas duas áreas.

Em 08 de fevereiro, os professores efetivos iniciaram suas atividades com formação, redefinição do currículo da rede municipal e planejamento pedagógico. Também foi realizada a Pesquisa de Retorno das Atividades Escolares 2021, direcionada aos pais e responsáveis dos alunos. Assim, foi possível avaliar, de forma participativa, qual a melhor metodologia a ser aplicada para o retorno das atividades escolares.

“O objetivo de todo planejamento é garantir uma educação pública de qualidade e a segurança dos alunos e dos profissionais da educação no retorno às atividades em 2021. Para isso, foi criado o Plano de Retomada do Ano Letivo de 2021, que hoje foi apresentado à toda imprensa, Câmara de Vereadores e profissionais da educação”, disse Wanessa Sechim.

Na solenidade, também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Delei da Borracharia e servidores da Secretaria de Educação. Os Diretores das Unidades Escolares estiveram na coletiva, alguns presencialmente, outros por meio de videoconferência.

Guia da Família

A Secretaria de Educação disponibilizou aos pais e responsáveis o “Guia da Família”, com orientações para o início das aulas e das atividades Pedagógicas Não-Presenciais – APNP’s, além de disponibilizar  o contato das Unidades de Ensino.

Para acessar o Guia da Família, basta clicar no link: https://www.guiadafamiliaonline

 

Leia mais

Leia também