Anitta apoia Lula, Latino vai de Bolsonaro, Brown se explica: saiba em quem votam os famosos

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

CLEO GUIMARÃES

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Posicionar-se politicamente ou não? Eis a questão. A menos de três meses para o primeiro turno da eleição presidencial, artistas que até então optavam por manterem-se neutros na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) decidiram que basta de isenção. Está na hora levantar bandeiras —ainda que seja meio a contragosto, como no caso de Carlinhos Brown.

Brown usou suas redes para confirmar voto em Lula depois de protagonizar um vídeo no qual interrompe o ‘Fora, Bolsonaro’ puxado em coro pela plateia. “Desculpe, sou o Brasil que deu certo, eu não me meto nisso”, disse. Fãs e seguidores o apontaram como “uma variante do bolsonarismo”, criticando sua atitude, e Carlinhos então se explicou: “Para quem ainda tem dúvidas. Respeito os meus, quero @Lulaoficial”, escreveu, no sábado (9), marcando o perfil do ex-presidente.

As reações dos artistas às manifestações da plateia muitas vezes falam por si ou são o “gancho” ideal para que eles enfim se posicionem. Em maio, no Rio, Marisa Monte, até então um poço de mistério sobre sua opção política, também ouviu o público gritar ‘Fora, Bolsonaro’. E ela: “Eu tô totalmente com vocês! ‘Tamo junto!’, disse a cantora, que também exaltou a democracia e a urna eletrônica, motivo de questionamento (sem provas) do presidente sobre a lisura do resultado da votação de outubro.

Crítica contumaz do governo Bolsonaro, Anitta vinha mantendo em segredo o seu voto, até que nesta segunda-feira (11) contou aos seus mais de 60 milhões de seguidores que não só apoia Lula, como está disposta a colaborar na campanha do candidato. “Quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na internet, tik tok, Twitter, Instagram, é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra a lei eleitoral eu farei”.

Do lado ideologicamente oposto (entre os leais apoiadores do atual mandatário) estão o ator Thiago Gagliasso —sempre disposto a defender o bolsonarismo em suas redes—, o apresentador Ratinho e o cantor Latino. Este último e Bolsonaro, aliás, almoçaram juntos no final de maio, em uma churrascaria de Brasília, e as fotos foram orgulhosamente divulgadas pelo cantor de “Festa no apê”.

Ele disse à Folha de S.Paulo que “se empolgou” com o “carisma inenarrável” do presidente, a quem apoiou publicamente em outras ocasiões. “Ele é o que temos de melhor. Atura ou surta”, provocou. O candidato à reeleição também continua em alta com a ala sertaneja dos cantores brasileiros, incluindo neste balaio músicos de várias gerações, como Zé Neto, Zezé Di Camargo, Amado Batista, Chrystian, que formava dupla com o irmão, Ralf, o cantor Sérgio Reis e as duplas Bruno e Marrone, Mateus e Cristiano.

Do elenco de “Pantanal”, novela que vem batendo recorde de audiência, a maioria vai de Lula e faz questão de deixar isso claro. Silvero Pereira, o mordomo Zaqueu da trama, costuma postar fotos em que faz campanha para o petista. Em uma delas, ele aparece enrolado numa toalha com o rosto do político. A imagem foi curtida por Irandhir Santos, o Zé Luca, que ainda acrescentou emojis de coração.

Camila Morgado (Irma), Dira Paes (Filó) e Osmar Prado, o Véio do Rio, também já declararam seus votos em Lula, assim como Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Teresa Cristina, Duda Beat, Lenine, Chico César, Gilberto Gil e sua família, Iza, Camila Pitanga (o tema de sua festa de aniversário foi… Lula), entre outros.

No esporte, o ex-jogador e ex-comentarista Casagrande, assim como o hoje dirigente e ex-ídolo do Lyon Juninho Pernambucano são pró-Lula. Já o volante Felipe Melo, do Fluminense, é uma das vozes mais ativas do bolsonarismo no futebol.

E a turma dos que não querem nem ouvir falar em nenhum deles é encabeçada por Luana Piovani. “O brasileiro devia ser estudado. (…) Em 2018 pôs como salvador da pátria o atual presidente. Votei na Marina Silva. Agora estão pondo como salvador aquele que foi condenado! Não voto em nenhum dos dois”, declarou a atriz recentemente à revista “Veja”.

 

Leia também

ES: polícia prende suspeito de assaltar 7 pessoas em 1 mês e investiga lojas por receptação de celulares

  Celular roubado por suspeito foi encontrado em loja que vende smartphones usados em Guarapari, ES Um jovem de 20...

Três cidades atingidas por desastres receberão mais de R$ 1,1 milhão para ações de defesa civil

Três cidades do País atingidas por desastres naturais vão receber mais de R$ 1,1 milhão para ações de...

Rapaz vítima de ataque a tiros em morro de Vitória morre dias após namorada

    Gabriel Batista de Oliveira Furtado de 22 anos morreu após ser baleado em ataque a tiros em morro...

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...

PTB homologa candidatura de Edgar Fonseca a deputado estadual

  O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), homologou a candidatura do advogado veneciano, Edgar Fonseca, a deputado estadual durante convenção...

SEMTE entrega mais uma ponte de granito no córrego Denzol

Servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) da prefeitura de Barra de São Francisco entregaram nesta...

Recursos da Defesa Civil Nacional são utilizados em obras de recuperação em Petrópolis

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, afetada por fortes chuvas e deslizamentos nos...

Capixaba que testou positivo para varíola dos macacos em Alagoas volta ao Espírito Santo e é monitorado

    Vírus Monkeypox visto usando microscopia — Foto: Getty Images/Via BBC O turista capixaba que testou positivo para varíola dos...