André Fagundes lidera corrida sucessória em Nova Venécia

Pesquisa realizada pela Brand Pesquisas, liberada, com exclusividade, para A Notícia, indica que se a eleição fosse realizada hoje, o ex-secretário de Saúde do município, André Fagundes (PDT), venceria a eleição em Nova Venécia com 26,5% dos votos (menção estimulada). Em segundo lugar aparecem, tecnicamente empatados (considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4,9 pontos percentuais), os candidatos Edson Marquiori (PSB), e Clio Venturim (MDB), com 18,0% e 15,3%, respectivamente.

Na quarta posição aparecem, também empatados tecnicamente, Professora Cláudia (PT), com 7,0%; Antônio Emílio (Cidadania), com 5,0%; e Gleyciaria Begamim (Democratas), com 3,8% dos votos. 17,8% estão indecisos, enquanto 2,3% não responderam e 4,5% afirmaram que não votarão em ninguém, irão anular seus votos ou votarão em branco.

Rejeição Estimulada
A pesquisa do Instituto Brand também avaliou a rejeição dos seis candidatos a prefeito de Nova Venécia.

A maior rejeição é de Gleyciaria Bergamim, com 22%, seguida por Edson Marquiori, com 19%; Professora Cláudia, com 18,5%; Clio Venturim, com 17,3%; Antônio Emílio, com 9,8%; e André Fagundes, com 7,8%.

24,5% dos entrevistados responderam que não rejeitam nenhum candidato, enquanto 12,8% disseram que não sabem ou preferiram não responder e 2,3% afirmaram que rejeitam todos os seis candidatos.

Metodologia
A pesquisa Brand/A Notícia entrevistou, por telefone, 400 eleitores residentes em Nova Venécia maiores de 16 anos, entre os dias 13 e 15 de outubro. A margem de erro estimada é de 4,9% em um intervalo de confiança de 95%. O plano amostral foi elaborado pela estatística Miriam Ignácio de Almeida, profissional com registro no CONRE 6ª Região. A pesquisa encontra-se registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo ES-06078/2020.

Foram entrevistados 48,5% de eleitores do sexo masculino e 51,5% do sexo feminino. Em relação às faixas etárias, 67% da amostra contemplou eleitores com idades entre 25 e 59 anos, enquanto 12% eram jovens dos 16 aos 24 anos e 21% dos entrevistados tinham mais de 60 anos. Em relação ao nível de escolaridade dos entrevistados 65% têm até o ensino médio concluído, enquanto 29% possui ensino superior e/ou pós-graduação na formação. Na distribuição geográfica, por região de moradia, a pesquisa alcançou moradores de praticamente todos os bairros da sede (69% da amostra) e também os residentes na zona rural (31% da amostra).

De acordo com o instituto Brand, a pesquisa telefônica representa em sua amostra o total do eleitorado do município e foi realizada desta forma para evitar o contato pessoal entre pesquisadores e respondentes, respeitando o distanciamento social e os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de Saúde. As entrevistas foram aplicadas por entrevistadores treinados para abordagens telefônicas e as ligações feitas para aparelhos celulares, utilizados por aproximadamente 90% da população.

Seguindo a tendência dos principais institutos do país (Paraná Pesquisas, XP/Ipespe, Ibope e DataFolha), durante este período excepcional de pandemia, a Brand vem aplicando entrevistas por telefone para não colocar em risco a saúde de entrevistadores e da população amostral.

Brand Pesquisas
O Instituto tem sede em Vitória e atua no mercado nacional há 14 anos, monitorando eleições gerais e municipais, tendo executado mais de 350 pesquisas de opinião nesse período. A parceria com A Notícia começou nas eleições municipais de 2012.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes

Leia mais

Documentário registra a trajetória e os saberes tradicionais do Ponto de Memória capixaba

A história da casa de candomblé Angola Congo “Nzo Musambu ria Kukuetu” pode ser conferida por todo público...

Homem é encontrado morto no bairro Estrela em Barra de São Francisco

Um homem identificado como sendo Manoelito, que residia no bairro Estrela em Barra de São Francisco,...

Rótulos de alimentos vão informar consumidor sobre alto teor de açúcar e sódio

Ao lado do desenho de uma lupa virá o aviso se o produto tem grande concentração de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio Foto:...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...