André Fagundes confirma Wanessa Sechim como secretária de Educação

A pedagoga, especialista em planejamento educacional com vasta experiência em gestão da Educação Pública nas redes municipais, estaduais e federal em todo Brasil, Wanessa Zavarese Sechim, vai assumir a Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia a partir do dia 01 de janeiro.

Nesta segunda-feira (14), o Prefeito eleito de Nova Venécia, André Fagundes, confirmou com exclusividade para a Rede Notícia, a veneciana para pasta.

Wanessa é supervisora Acadêmica da Emescam, em Vitória e na rede pública, apresenta atuações País afora. Já foi Secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, alcançando na pasta, melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), da história da Educação do Tocantins, no Ensino Fundamental e Médio. Entre outros feitos, Sechim já foi coordenadora Nacional da Educação do Campo/MEC, em Brasília, subsecretária de Educação Básica e profissional da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, secretária de Educação no Pará, além de outros municípios capixabas. Confira a entrevista da nova secretária de Educação

Por que resolveu aceitar o cargo de Secretária de Educação de Nova Venécia?

“Eu sou veneciana. Amo minha cidade. Nasci, cresci, estudei e trabalhei, aqui. Minha família é daqui. Sou professora. Decidi que chegou a hora de voltar a contribuir com nosso município, com nossa gente, com as crianças, com os jovens, com os cidadãos que esperam por uma Educação de Qualidade para Todos. Agradeço o convite e a confiança do prefeito André e vou dedicar toda minha experiência,meu compromisso e meu entusiasmo para que Nova Venécia seja destaque na Educação do Espírito Santo”.

Todos sabem do ano difícil para todos em 2020, com a pandemia do coronavírus. A Educação foi muito afetada. Como pretende começar o ano de 2021? Quando vão começar as aulas presenciais? É a favor de voltar as aulas presenciais para todos?

“Este é um assunto que envolve todas as pessoas. Todos foram afetados pela pandemia. A Educação não é uma atividade à parte do dia a dia das pessoas. Muitos perderam familiares, amigos, perderam emprego, perderam renda. É preciso avaliar o contexto do momento. Sob a liderança do prefeito André, vamos avaliar o melhor caminho. Antes de mais nada, precisamos fazer um diagnóstico real, efetivo, de como foi o atendimento dos alunos durante o ano de 2020. Em primeiro lugar, sempre, a segurança e a saúde dos nossos alunos, seus familiares, dos professores, de todos profissionais que atuam na Educação. Precisamos verificar as condições das estruturas das escolas, capacitar os profissionais envolvidos, garantir os insumos necessários, orientar as famílias. É preciso um trabalho que envolva todas que participam do processo ensino aprendizagem. Vamos fazer isso em conjunto com a comunidade”.

Como a senhora pensa sobre a Educação Pública? Quais os principais objetivos da Educação?

“O foco será sempre o aluno e seu processo de aprendizagem. O objetivo maior é a Garantia de uma Educação de Qualidade para Todos. E para isso, é indispensável a formação, capacitação, qualificação e valorização dos profissionais da Educação. Vamos dedicar todo nosso tempo, nossa experiência, nossa dedicação, nosso compromisso, em busca desse objetivo. E nossa principal meta será colocar a Educação de Nova Venécia entre os 10 municípios com melhores resultados na aprendizagem dos alunos. É POSSÍVEL SIM, uma Educação Pública de Qualidade para todos. Vamos trabalhar com Planejamento Estratégico. Fazer um diagnóstico efetivo da real situação da educação no município. Identificar as possíveis causas, os porquês dos entraves. Definir objetivos e metas claras, e um Plano de Ação, exequível, prático, simples, que todos compreendam e, com o apoio do Prefeito André, e a participação dos profissionais da Educação e de toda comunidade escolar, contribuir para o desenvolvimento de Nova Venécia. O desenvolvimento de um país começa, INVARIAVELMENTE PELA EDUCAÇÃO. E a Educação acontece nas escolas e nos municípios. Seja estadual, municipal, federal, particular, as escolas estão todas nos municípios. É aqui que estão os alunos, as famílias, os professores, os cidadãos. A Educação acontece no município.”

BOX
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Supervisora Acadêmica da EMESCAM – Vitória – ES, a partir de dezembro de 2019.
Secretária Municipal de Educação de Tucuruí, Estado do Pará, a partir de junho de 2018 a 2019..
Secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, junho de 2016 a abril de 2018. Melhor IDEB da história da Educação do Tocantins no Ensino Fundamental e Médio.
Secretária Municipal de Administração de Nova Venécia/ES, 2015 a 2016.
Subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, 2013 a 2015. Estado do Espírito Santo alcança o 5º lugar nos resultados do ENEM.
Secretária Municipal de Educação de Vila Velha/ES, 2011 a 2012.
Coordenadora Nacional da Educação do Campo/MEC, 2009 a 2011.
Diretora Substituta da Diretoria de Educação para a Diversidade/MEC, 2009 a 2011.
Coordenadora Nacional do Programa Escola Ativa/MEC, 2009 a 2010.Reestruturou o programa e expandiu para as 5 regiões brasileiras.
Coordenadora Nacional do Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra/MEC, 2009 a 2010.
Coordenadora Nacional do PROCAMPO – Programa de Licenciatura em Educação do Campo/MEC, 2009 a 2010.
Secretária Executiva do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação/Brasília/DF, 2008.
Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Venécia/ES, 2005 a 2007.
Delegada Titular da Diretoria da UNDIME/ES, 2007.
Coordenadora Regional da UNDIME/ES, 2005 a 2006.
Presidente do Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia/ES, 2005 a 2006.
Assessora de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura/TO, 2004 a 2005.
Membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, 2004.
Delegada Regional de Ensino de Gurupi/TO, 2002 a 2004.
Coordenadora Pedagógica da Regional de Ensino de Dianópolis/TO, 2000 a 2002.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes

Leia mais

Leia também