Ameaça de chuva traz fantasmas de enchentes e mutirão retira 200 toneladas de lixo dos rios

Por determinação do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), equipes das secretarias de Serviços e Limpeza Urbana e do Interior e Transportes passaram os dois primeiros dias do ano fazendo um mutirão de limpeza nas ruas e nos dois rios que cortam a cidade – São Francisco e Itaúnas, que se encontram próximo à foz no braço Sul do rio São Mateus.

O maior volume foi retirado dos rios. Segundo o secretário de Interior e Transportes, Rodrigo Nogueira, foram limpos aproximadamente 1,5km de rios. As medidas foram determinadas pelo chefe do Executivo para se antecipar às possíveis chuvas fortes anunciadas para os próximos dias pelos serviços de meteorologia para a região.

O secretário de Serviços e Limpeza Urbana, Isaque Antonio da Silva, acompanhou os trabalhos desde o dia 1º, quando começou a limpeza das ruas e disse que foram retiradas 30 toneladas de lixo das ruas, devido às festas, enquanto dos rios o volume do material retirado foi de 168,5 toneladas. O total foi de 198,5 toneladas.

“O lixo acumulado nas ruas é levado pelas enxurradas para os rios, que também estavam assoreados e estreitados pelo grande volume de entulhos e falta de cuidado da população.

Nas festas de fim de ano, o lixo foi sendo jogado de qualquer maneira. Ao mesmo tempo em que determinamos a limpeza geral, estamos fazendo um apelo à população para nos ajudar, não jogando as coisas nos rios e nem deixando no meio da rua. Vamos, aos poucos, melhorando os serviços de coletas. Estamos analisando aumentar o número de garis para mantermos a cidade limpa”, disse o prefeito.

A enchente de dezembro de 2013 ainda assombra todas as vezes em que se anunciam chuvas fortes. Os rios estavam sem limpeza e a cidade virou um caos. As regiões mais afetadas foram o Centro e o bairro Campo Novo, com o transbordamento dos rios São Francisco, que nasce em Minas Gerais, e Itaúnas, que desce das regiões altas próximas à divisa com Mantenópolis. “É um trabalho constante que precisamos fazer”, disse o prefeito.

Leia mais

Leia também