Ambulatório para pacientes com Covid-19 na UPA de Guarapari, ES, tem 100% de ocupação

O ambulatório de síndromes gripais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari, no Espírito Santo, que atende pacientes com Covid-19, trabalha com 100% de ocupação de leitos, segundo informações da prefeitura divulgadas nesta sexta-feira (19).

De acordo com o município, o ambulatório tem realizado uma média de 1.100 atendimentos a cada seis dias, o equivalente a 183 atendimentos por dia. A situação na cidade turística do litoral capixaba reflete o atual momento do estado, que está em quarentena.

“Sem leitos de UTI e de enfermaria, não é possível fazer transferência dos pacientes da UPA para os hospitais, pela central de vagas do estado e isso é muito preocupante”, disse a secretária de Saúde, Alessandra Albani.

Segundo a secretária, o município não tem medido esforços para atender a demanda, mas é preciso a conscientização da população para que esse quadro seja modificado.

“Nós fizemos a ampliação do espaço de ambulatório, contratamos novos profissionais da saúde, seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde e do governo do estado, mas nada disso será válido se as pessoas não colaborarem. Essa é a realidade de todos os municípios. Se puder fique em casa. Enquanto a vacinação não for realizada em todos, precisamos continuar com o uso adequado da máscara, do álcool em gel e fazer o distanciamento social. Essas são as medidas mais eficazes no combate da doença e contamos com a população para revertermos esse a realidade presente hoje no Espírito Santo”, disse.

Informações: G1

Leia mais

Leia também