Amazônia Legal: Governo Federal promove ação conjunta contra crimes ambientais

Amazônia Legal: Governo Federal promove ação conjunta contra crimes ambientais

Operação do Governo Federal tem como objetivo combater crimes ambientais na região da Amazônia Legal
– Foto:
Foto: EBC

Em Mato Grosso, a Operação Verde Brasil 2 investigou uma denúncia de comercialização ilegal de madeira. No local, próximo ao município de Nova Ubiratã foram encontrados três mil metros cúbicos de madeira. Há indícios que apontam a venda ilegal. Produtos de três empresas diferentes estavam no mesmo pátio e as toras espalhadas, o que dificulta a identificação. Além disso, algumas espécies não possuíam nota fiscal. Agora, a madeireira será investigada para avaliar se houve crime.

A operação do Governo Federal teve início nessa segunda-feira (11) e tem como objetivo combater crimes ambientais na região da Amazônia Legal. A fiscalização na área foi uma atividade coordenada entre diversos órgãos, entre eles o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), militares e a Delegacia Especial do Meio Ambiente.

O analista ambiental do Ibama, Edilson Paz Fagundes, destacou que a atuação conjunta é importante em uma região extensa como a floresta amazônica.

“O Ibama tem mais de 30 anos de experiência na fiscalização ambiental, temos uma bagagem interessante na área, mas precisamos de apoio logístico. Até porque, se você verificar a imensidão da Amazônia, precisa de muita gente para atingir as áreas”, disse Edilson Paz.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 prevê o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no combate a crimes ambientais como o desmatamento e focos de incêndio na Amazônia Legal. Os militares vão atuar em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A previsão é que os trabalhos durem até o dia 10 de junho com orçamento inicial de R$ 60 milhões.

Entre os órgãos envolvidos estão a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

A Operação será coordenada a partir do Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, que ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), para atuar na área englobada pelos estados do Acre, Rondônia e Sul do Estado do Amazonas; Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), que atua em Mato Grosso; e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), que cobre a área englobada pelo Estado do Pará.

As ações estão sendo promovidas na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal.

Leia mais

Setor de serviços registra alta de 5% em junho, após quatro meses de queda

O setor de serviços registrou alta de 5% na passagem de maio para junho de 2020 e interrompeu uma sequência de taxas negativas dos...

Boa notícia: Barra de São Francisco e cidades vizinhas terão atendimento do Samu

Cidades do Norte e Noroeste do Espírito Santo também vão ter o atendimento de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foram publicados no...

Pesquisa aponta que pacientes obesos têm mais chances de desenvolver forma grave da Covid-19

Estudo publicado por pesquisadores brasileiros concluiu que a probabilidade de uma pessoa obesa desenvolver a forma grave da Covid-19 é alta, independente da idade,...

Leia também

Funcionário do Detran é preso suspeito de obter vantagem com emplacamento no ES

Um funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva no litoral nesta quinta-feira (22)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (22) no Nordeste do País é de chuva nos extremos da região. Pode chover de forma fraca...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá chuvas espalhadas em grande parte da região, nesta quinta (22)

A previsão do tempo para o Centro-Oeste brasileiro nesta quinta-feira é de chuva em grande parte da região. Os acumulados diminuem em relação aos...