Alunos de São Mateus constroem protótipos de foguetes com materiais recicláveis

Compartilhe

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus, construíram protótipos de foguetes com materiais recicláveis. A atividade teve como objetivos estimular a iniciação científica e propiciar, por meio da experimentação, um trabalho de teoria aliado à prática.

“As atividades práticas, quando bem planejadas, possibilitam o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade, o interesse e a aprendizagem dos estudantes”, disse Ronaldo Morais dos Santos, professor das disciplinas de Ciências e Biologia.

Outro objetivo da atividade foi motivar os estudantes para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes e na Olímpiada Brasileira de Astronomia. Para fortalecer a ideia, o professor Ronaldo Morais dos Santos envolveu a parceria das disciplinas de Física e Pensamento Científico, ministradas pelo professor Marcio Cypriano de Lima.

Os protótipos de foguetes foram construídos durante o primeiro trimestre e alguns lançamentos foram realizados no próprio pátio externo da escola, durante as aulas. Considerando o envolvimento dos estudantes e dedicação na diversificação da natureza dos foguetes de reação e sem reação, foi realizado um momento interativo com os representantes dos grupos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um momento denominado Lançamento de Foguetes ao Ar Livre.

O estudante Théo Neves Biernet comentou que a turma dele se envolveu bastante na construção dos foguetes. “A atividade trabalhou muito os conteúdos de física e por isso nós gostamos tanto, porque pudemos aprender de forma diferente. Além disso, ajudou no projeto de vida dos estudantes que gostam dessa área”, disse o aluno.

Leia também

Alerta de perigo potencial: temperaturas no ES podem cair entre 3ºC e 5ºC

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta para declínio de temperatura em quase todo o Espírito...

Se a PF prendeu, tem um motivo, diz Bolsonaro sobre ex-ministro da Educação

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira que o ex-ministro Milton Ribeiro, preso...

Gui Santos é selecionado pelo Warriors, atual campeão da NBA

O brasiliense Gui Santos, de 20 anos, é o mais novo selecionado do Golden State Warriors, atual campeão...

Bolsonaro sanciona perdão de até 99% em dívidas do Fies

MATHEUS TEIXEIRA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quarta-feira (22) a medida provisória...

Brasil quebra jejum na Liga das Nações com vitória sobre a Sérvia

Após três derrotas seguidas, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Sérvia nesta quinta-feira (23) e segue...

Elétrico, Pikachu decide e Fortaleza vence Ceará na Copa do Brasil

Deu Fortaleza no primeiro Clássico-Rei das oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (22), o Leão...