Alunos de escola em Cariacica participam de programa de iniciação científica

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Lopes Balestrero, localizada em Cariacica, em parceria com o Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fizeram uma pesquisa com o tema “Qual papel das flores nas plantas? Estudo da biologia floral e síndromes de polinização com abordagem investigativa para ensino de botânica”.  

Os alunos investigaram os aspectos relacionados à polinização e o papel desse processo na reprodução das angiospermas e no impacto na vida humana. Também realizaram observações dos polinizadores em uma área urbana da Grande Vitória e relacionaram com a morfologia das plantas.

Dentro desse contexto, os alunos vêm produzindo materiais didáticos, tais como exsicatas para estudo da taxonomia e identificação botânica; modelos de flores em biscuit, produção de vídeo sobre polinização e montagem de uma carpoteca (coleção de frutos e sementes), com objetivo de identificar e caracterizar frutos e sementes.

Segundo a professora de Biologia Jordana Neri, os alunos apresentaram uma nova percepção sobre a botânica. “Eles já contam com olhar científico sobre as plantas e polinizadores e sua importância, desconstruindo o que chamamos de cegueira botânica. Isso tem tornado o processo de aprendizagem mais significativo e construtivo, como sugere o novo currículo do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular”, disse.

O vídeo que os alunos apresentaram foi inscrito na IV Amostra de Biologia da Ufes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata