Alunos das escolas do campo de Nova Venécia participam de Plantões Pedagógicos

As 28 instituições de Educação do Campo de Nova Venécia, sob a orientação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveram diversos Plantões Pedagógicos presenciais com os alunos. A ação iniciou na segunda-feira (14), e aconteceu durante toda a semana.

Os professores estão proporcionando atendimentos para sanar dúvidas, direcionar, colaborar no aprendizado e na resolução das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, principalmente, aos estudantes que vêm apresentando dificuldades. “Essa é mais uma importante ação para garantir que a educação chegue para todos”, avaliou o prefeito André Fagundes.

Em cada plantão, são atendidos, em média, quatro alunos, individualmente, seguindo os protocolos de segurança. Os pais ou responsáveis, que estão indo às unidades levar os estudantes, podem esperá-los em um ambiente preparado para evitar a aglomeração.

Ao chegar às unidades de ensino, todos se deparam com vários informativos a respeito dos cuidados necessários para a segurança nos Plantões, como o uso obrigatório de máscara enquanto estiver no local e a higienização das mãos com álcool em gel ao entrar. Todos são orientados sobre os protocolos a serem seguidos durante o atendimento, que dura, em média, uma hora.

Distanciamento Social

A previsão é de que no mês de julho as aulas sejam retomadas em Nova Venécia e, para isso, as escolas do campo já foram preparadas com medidas para assegurar o distanciamento social, como a demarcação das carteiras que podem ser utilizadas pelos estudantes.

Segundo a secretária de Educação e professora, Wanessa Zavarese Sechim, esse atendimento individualizado é para garantir um ensino de qualidade, mesmo em tempos de pandemia e de aulas remotas. “Ao promover um atendimento individualizado, o professor contribui de maneira significativa com o desenvolvimento pedagógico dos nossos estudantes. Apesar de estarmos em aulas remotas, o aluno sem acesso à internet poderá ir até a escola e aprimorar o seu conhecimento. Com isso, a escola está priorizando a qualidade de ensino”, destacou.

professora Eliana de Souza, da EMEIEF Assentamento Rodeio, contou que se emocionou ao entrar na sala de aula ao reencontrar seus alunos “Meu coração acelera em atender cada aluno, principalmente, quando vejo o olhar de alegria e contemplação ao adentrarem a sala de aula. Quando recebi meus alunos uniformizados e os vi se aproximando da sala, senti um misto de emoções como alegria e esperança. Ouvir meu aluno do 1º ano expressar que o seu dia estava incrivelmente bom e repetir isso várias vezes fez com que minha emoção saltasse aos olhos”, pontuou.

Já o aluno Théo Dias Lanes, comemorou. “Quando estou na escola meu dia é incrível e legal. Desejo que o coronavírus vá embora logo para eu poder conhecer meus colegas e voltar a estudar todos os dias”.

Ele também declarou à professora que “mesmo sabendo que não podemos nos abraçar, que tenho que usar máscara, álcool em gel e ficar distante dos meus amigos, quero conhecer todos”, disse.

Plantão online

O Plantão Pedagógico também está disponível na modalidade online. Caso o aluno não tenha condições de ir até a escola, o contato com o professor pode ocorrer por aplicativo de mensagens e atendimento personalizado, por chamada de vídeo, orientado por cada instituição educacional.


Leia mais

Maurício Toledo de olho em 2022

Leia também