Alunos da escola Ozéias Rezende de Barra de São Francisco promovem a 1ª Feira de Ciências da unidade

Compartilhe

Alunos da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Ozéias Rezende, localizada no bairro Vila Landinha, realizaram nesta quinta-feira (26), a 1ª Feira de Ciências da instituição com o tema: “Pequenos Cientistas, Grandes Ideias.” Sob a orientação dos professores de educação física, Julio Kippert Motinho, Bruno Andrade Passos, Bruno Garpa da Silva e do diretor Amilson José Boechat, a feira foi realizada pelos alunos do 1º ao 5º ano e contou com a presença da secretária de educação do município, Delma do Carmo Ker e Aguiar.

Dominando os assuntos abordados na feira científica, os alunos explicaram com muitos detalhes os experimentos que realizaram, sob olhares atentos dos colegas de outras turmas que assistiram às apresentações. Os assuntos científicos escolhidos pelos professores e alunos são da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação para o ensino fundamental, dos quais foram abordados pelos professores de cada turma, as disciplinas: Experimentando o mundo, Geografia, Matemática e Ciências, que culminaram nas escolhas das apresentações dos temas:

– Sistema Solar;

– Desastres naturais e ambientais;

– Experimento científico;

– Órgãos dos sentidos;

– Higiene e saúde;

– Corpo humano;

– Ciclo da água;

– Habilidades de coordenação motora.

O professor Julio Kippert Motinho explicou como foi preparada a feira cientifica. Na nossa feira temos uma disciplina diversificada de experimentando o mundo, onde nós damos a oportunidade as crianças, de expor o conteúdo que eles aprenderam durante o ano. Então, cada aluno foi trazendo suas ideias e confeccionando as atividades e agora estão expondo para os demais alunos da escola”, afirmou ele. “Despertar grandes ideias científicas nos alunos, para compartilhar em sala de aula e na feira foi o objetivo da feira científica,” destacou o professor Bruno Andrade.

O aluno do 5º ano A, Gabriel Gonçalves Costa, de 11 anos, também falou da importância da feira para ele. “Nós estamos apresentando aqui, o que nós estamos aprendendo, a partir do que os professores estão nos ensinando. E esse conhecimento, nós podemos usar no futuro,” destacou o estudante Gabriel, que apresentou na feira o tema “desastres naturais e ambientais”. Ele ainda fez questão de alertar as pessoas sobre o perigo da destruição do meio ambiente para o planeta. “A maioria dos desastres naturais que estão acontecendo, são desastres ambientais que são causados pelos seres humanos, como guerras, poluições e desmatamentos. Muitos estão pedindo para pararem com isso, porque estão acabando com o mundo”, alertou Gabriel. O evento foi realizado das 8 às 12 horas da manhã e também foi aberto à comunidade.

Leia também

Sustentabilidade: 9 em 10 indústrias no Brasil adotam medidas para redução de resíduos sólidos

Nove em cada dez empresas industriais (89%) adotam medidas para reduzir a geração de resíduos sólidos, segundo uma...

Desoneração da folha: relator indica que Congresso vai derrubar veto presidencial

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que o Congresso Nacional vai atuar para derrubar o veto do presidente...

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira, 23 de novembro, a CAIXA realiza o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o...

Últimos dias de novembro terão chuva e alta umidade

Por causa do calor e da umidade em alta, uma frente fria se aproxima com a chegada de nuvens...

Mazinho dos Anjos participa de cavalgada no interior de Água Doce do Norte

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), esteve no último sábado (25), participando de uma cavalgada no distrito...