Alerta vermelho: instituto emite aviso de fortes chuvas com risco de alagamentos e deslizamentos no ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de chuvas intensas para Espírito Santo, com grau de severidade classificado como “Grande Perigo”. O aviso, publicado na tarde desta quarta-feira (9), destaca a ocorrência de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, além de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.

O aviso meteorológico é válido até às 10h desta quinta-feira (10). O instituto orienta que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observem alteração nas encostas, permaneçam em local abrigado e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

INPE E CLIMATEMPO

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantém dois alertas que compreendem todo o território do Espírito Santoa. Os avisos destacam que podem ocorrer diversos fenômenos meteorológicos.

O primeiro aviso se encerra às 23h59 desta quarta-feira (09) e destaca todo o estado do Espírito Santo, além de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e parte de Goiás e São Paulo. Há previsão de chuvas intensas, tempestade, vendaval e chuva de granizo.

Um outro aviso se encerra às 9h de quinta-feira e compreende, praticamente, todo o território capixaba, com exceção de algumas localidades no extremo norte do Espírito Santo. Neste, o alerta é para chuvas intensas e acumulado de chuva.

De acordo com o Climatempo, há previsão de muita chuva sobre a Região Sudeste do Brasil com a formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul. A presença deste sistema meteorológico, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante essa semana provocando elevados volumes de chuva.

Municípios sob alerta do INMET:

Alegre

Alfredo Chaves

Anchieta

Apiacá

Atilio Vivacqua

Bom Jesus Do Norte

Brejetuba

Cachoeiro De Itapemirim

Cariacica

Castelo

Conceição Do Castelo

Divino De São Lourenço

Domingos Martins

Guarapari

Guaçuí

Ibatiba

Ibitirama

Iconha

Irupi

Itapemirim

Itarana

Iúna

Jerônimo Monteiro

Laranja Da Terra

Marataízes

Marechal Floriano

Mimoso Do Sul

Muniz Freire

Muqui

Piúma

Presidente Kennedy

Rio Novo Do Sul

Santa Leopoldina

Santa Maria De Jetibá

Santa Teresa

Serra

São José Do Calçado

Vargem Alta

Venda Nova Do Imigrante

Viana

Vila Velha

Vitória

Afonso Cláudio

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Leia também