Alerta de chuvas fortes e vendaval para os próximos dias no Espírito Santo

 

O Espírito Santo continua em alerta de mau tempo, ventania e fortes chuvas. De acordo com as previsões de institutos de meteorologia, o estado deve ser atingido por tempestades e a temperatura deve cair no fim de semana.

Nesta quarta-feira (17), a Marinha emitiu um comunicado apontando a possibilidade de ocorrência de ventos de até 74 km/h no litoral Sul do estado. A previsão vale para a partir da tarde da quinta-feira (18) até a noite da sexta (19). O vento pode provocar ondas de 3 a 3,5 metros de altura.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuvas para 62 municípios capixabas – exceto municípios ao Sul. O aviso vale até o fim da manhã desta quinta-feira (18), até quando podem acontecer chuvas de até 50 milímetros por dia na região apontada.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), há possibilidade de ocorrência de chuvas intensas, granizo, vendaval e tempestades em todo o Espírito Santo até a madrugada desta quinta.

Quedas de árvores causam interdições de trechos da BR-262, em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES), a pista está totalmente interditada e equipes da PRF e também do Corpo de Bombeiros estão no local.

Uma moradora de Alegre, na região Sul do Espírito Santo, registrou também queda de árvores e chuva forte na rodovia BR-482. Um congestionamento se formou na região.

Queda de árvores em Alegre, ES — Foto: Graziela Rocha Figueiredo

Queda de árvores em Alegre, ES — Foto: Graziela Rocha Figueiredo

Mapa da previsão do tempo do Incaper para esta quinta (18), sexta (19) e sábado (20). — Foto: Reprodução/Incaper

Mapa da previsão do tempo do Incaper para esta quinta (18), sexta (19) e sábado (20). — Foto: Reprodução/Incaper

A previsão para esta quinta, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é de pancadas de chuva, com trovoadas e rajadas de vento em todo o estado. Na sexta (19), as nuvens aumentam e há previsão de chuva para todo o dia.

Já no sábado (20), o tempo deve ficar fechado durante todo o dia em todo o estado e as temperaturas devem cair. Na região Serrana, a mínima deve chegar a 17ºC.

A chuva começou no final da tarde de segunda-feira (15) e provocou alagamentos na Grande Vitória.

Leia mais

Leia também