Águia Branca é a cidade capixaba com maior índice de isolamento social

A cidade no Noroeste do ES possui índice médio de isolamento de 69,88%, o que significa que de cada dez pessoas, sete têm permanecido em casa.


Com um índice médio de isolamento social de 69,88%, Águia Branca, na região Noroeste, é o município do Espírito Santo em que os moradores mais vêm cumprindo a determinação de permanecer em casa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso significa dizer que de cada dez moradores da cidade, em média sete cumprem o isolamento.

Embora tenha variações diárias, o índice de isolamento social em Águia Branca, que possui 9.642 habitantes, tem se mantido sempre acima de 65%, segundo o Painel da Covid-19 do governo estadual. Na última quinta-feira (25), por exemplo, esse índice era de 66,91%. Já no último domingo (21), ele chegou aos 74,29%.

Moradores de Águia Branca mantém o distanciamento social em fila de lotérica

Os números são distantes dos registrados na Grande Vitória, onde os municípios de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha possuem índices médios de isolamento social abaixo de 50%. Na Serra, onde esse percentual tem se mantido mais baixo, o índice médio de isolamento é de 44,7%.

Até esta sexta-feira (26), Águia Branca registrou um total de 49 casos confirmados da Covid-19, dos quais 27 estão curados. Duas mortes foram registradas na cidade.

Para as autoridades em saúde do município, o que tem mantido os números mais baixos é justamente o fato de a quarentena estar sendo cumprida.

“A partir do momento que a população foi conscientizada de que o isolamento social é a solução, o nosso índice de notificações diminuiu muito. E esse monitoramento é feito 24 horas”, pontua a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Vera Fagundes.

Para evitar a aglomeração de pessoas nas ruas, a Prefeitura de Águia Branca disponibiliza um serviço de atendimento telefônico para pessoas com sintomas da Covid-19. Um ponto de apoio para atendimento e orientação da população também foi montado nas ruas da cidade.

Já o comércio, só pode funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, praticamente tudo fica fechado. Somente um posto de combustível e uma farmácia abrem as portas.

O prefeito Ângelo Antônio Corteletti, conhecido como Brizola, afirma que o “Disk aglomeração” implantado na cidade tem funcionado bem e que o município conta ainda com o apoio da Polícia Militar para garantir que as população mantenha o distanciamento social.

Brizola pontua ainda que tanto os comerciantes quanto a população de modo geral vêm contribuindo para que o isolamento seja mantido em índices altos.

“Isso tudo tem resultado em um ponto positivo, que é o isolamento social”, ressalta.

Leia mais

Rotary Distrito 4751 doa EPI’s à Secretaria de Saúde de Nova Venécia

O Rotary Club de Nova Venécia, presidido por...

Banestes faz novo corte da taxa de juros após queda da Selic

O Banestes reduziu a taxa de juros de empréstimos, após a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de baixar em...

Cerca de 70 milhões de brasileiros usam serviços digitais do Governo Federal

Login único pede CPF e senha – Foto: Reprodução Além de...

Nova plataforma on-line ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM e escolher sua Carreira

A novidade é uma criação capixaba e surgiu...

Leia também

Grave acidente próximo a Fundão tira a vida de Welinton Von Ron Don, de Ecoporanga

Uma triste notícia na manhã desta sexta-feira, 10 de Julho de 2020, em Ecoporanga. Familiares e amigos receberam a notícia da morte de Welinton...

Cantora Luciana Silva lança seu primeiro CD “Apenas um toque”, em Mantena 

Luciana das Graças Silva adotou o  nome artístico de  Luciana Silva, nasceu em Mantena e desde criança já visitava igrejas evangélicas,  porém somente  aceitou...

Deputados aprovam regras para reabertura de templos religiosos

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a...

Mais de 460 casos de covid-19 são constatados em casas de repouso para idosos, aponta MPES

O Ministério Público do Espírito Santo constatou que...