Água escura nas torneiras preocupa moradores de Vila Pavão

 

A cor escura da água que estava saindo da torneira dos moradores de alguns bairros de Vila Pavão, no Noroeste do Espírito Santo, preocupou os moradores nesta quarta-feira (16). A Companhia Espírito Santense (Cesan) disse que a coloração da água foi normalizada. A reportagem é de Richard Pinheiro, do G1 ES.

De acordo com Ingrid da Costa, moradores de vários bairros registraram a água escura saindo da torneira.

“A nossa comunidade já vem sofrendo a algumas semanas, faz uns dois meses que está desse jeito. A gente está usando essa água, mas estamos muito preocupados. Mobilizamos várias pessoas para ligar para Cesan e todo mundo fazer denúncia. São muitos moradores, de vários bairros, que estão com esses problemas na água”, afirmou.

Água barrenta nas torneiras preocupa moradores de Vila Pavão, interior do ES — Foto: Ingrid da Costa

Água barrenta nas torneiras preocupa moradores de Vila Pavão, interior do ES — Foto: Ingrid da Costa

Ingrid explicou que a água tem cor de café ralo e ferrugem. Ela disse que os moradores têm usado a água dessa forma, mas se preocupa com os dados que pode causar na saúde.

“Escolas e unidades de saúde estão usando essa água, além de idosos e bebês. A água é escura, tem um cheiro forte e com um gosto muito estranho. Calçadas brancas, quando jogam a água ficam sujas, não dá nem pra lavar a casa. É uma água barrenta, parece ferrugem ou café fraco”, finalizou.

A Cesan, em nota, pediu desculpas pelos transtornos. Segundo a Companhia, foram realizadas descargas para lavar as redes de distribuição nesta terça (15) e quarta-feira (16) e a coloração da água foi normalizada.

Os imóveis que receberam água com alteração das características devem descartar o líquido, que não oferece risco à saúde, mas não é recomendável a ingestão.

De acordo com a Cesan, se o problema persistir, os moradores devem chamar uma equipe pelo 115 para vistoriar o imóvel e coletar uma amostra da água para análise.

Cesan diz que fornecimento de água foi normalizado, no ES — Foto: Divulgação/ Cesan

Cesan diz que fornecimento de água foi normalizado, no ES — Foto: Divulgação/ Cesan


Leia mais

Leia também