Água Doce do Norte: um ano sem Paulo Márcio

Há um ano, Água Doce do Norte era impactada pela morte do seu prefeito, Paulo Márcio. Até aquele momento a cidade não queria aceitar que a pandemia já estivesse entrando nas vidas da população e havia resistência quanto aos cuidados sanitários.

Apesar do negacionismo que tomava conta do país, como prefeito da cidade, Paulo Marcio já havia aplicado a lei de restrição e regularmente se reunia com lideranças religiosas e civis para articular, estratégias de combate à pandemia.

Ainda assim a população não conseguia acreditar que a doença estava transitando pela cidade. Como gestor, o então prefeito, não se omitiu e saiu na “linha de frente” para combate, mas infelizmente encontrou no seu caminho uma doença cruel que separou, e ainda continua separando, muitas famílias.

Paulo Márcio foi a quinta vítima na cidade de Água Doce do Norte e o primeiro prefeito do Estado do Espírito Santo a perder a vida para o vírus da COVID-19, no entanto, a sua contribuição ao combate à pandemia foi muito além do trabalho em vida. Com a sua morte a população recebeu um “choque de realidade” e enfim se conscientizou que a doença era real e estava na cidade. A partir daí os cuidados passaram a ser aceitos e aplicados de maneira preventiva no combate ao vírus.

Atualmente, Água Doce do Norte, ainda continua perdendo vidas para a pandemia, assim como todo o país, mas de forma muito rara. A cidade se encontra em risco baixo de contágio pela doença e isso é fruto de um trabalho sério que o saudoso ex-prefeito, Paulo Márcio, iniciou lá no início da pandemia como medida preventiva. A cidade ainda lamenta profundamente a perda do seu eterno prefeito.

Edilson Xavier é escritor, formado em Línguas e Letras pela universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Veja também

Prefeito de Barra de São Francisco decreta Luto Oficial pelo falecimento de Paulo Márcio

 

Sem direito a velório, amigos preparam última homenagem ao prefeito Paulo Márcio

 

Prefeito Paulo Márcio morre vítima do coronavírus em Água Doce do Norte

 

Amigos prestam homenagem à Paulo Márcio com cortejo fúnebre até Santo Agostinho

Confira o vídeo em detalhes do Cortejo Funeral em homenagem ao prefeito Paulo Márcio