Agroindústria ligada à pecuária leiteira recebe investimento de banco capixaba

Compartilhe

O investimento em tecnologia aplicada à produção da agroindústria leiteira tem possibilitado cada vez mais ganhos de produtividade e a garantia do bem-estar do rebanho animal. A oferta tecnológica para a produção de leite e derivados é ampla e diversificada. Cada produtor pode optar pelas ferramentas que mais se adequam à realidade, investindo em melhorias por meio de recursos disponíveis no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

De acordo com o estudo “Agroindústria de leite e derivados: Rebanho, produção de leite e de seus derivados”, desenvolvido pela equipe técnica do Bandes, percebe-se que a produção de leite nas fazendas mostrou efetiva elevação de produtividade nos últimos anos, após a implementação de técnicas e equipamentos que auxiliam o produtor rural. Dessa forma, ao se fazer uso de muitas dessas ferramentas tecnológicas, é necessário investir para progredir e reduzir custos, direcionando o agronegócio para a modernidade e a competitividade.

Investimentos em máquinas no campo, como as ordenhadeiras mecânicas, tendem a otimizar e aperfeiçoar o processo, reduzindo custos ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade e a confiabilidade do leite produzido. A adoção dessas novas tecnologias confere eficiência à produção e, consequentemente, à agroindústria de leite e seus derivados.

“O estudo do Bandes aponta que a modernização no manejo da produção leiteira já é percebida com frequência em produtores de médio e grande porte, traduzindo-se em fazendas modernas e com produtividade elevada. O que permite perceber que há mercado para o investimento pelas pequenas agroindústrias em novas formas de produção”, destaca o gerente de Planejamento do banco capixaba e coordenador do estudo, Sávio Bertochi Caçador.

Produtos criados de acordo com as normas de processamento, promovendo o sabor tradicional e com o aproveitamento de mão de obra própria em todas as fases da industrialização, são diferenciais produtivos e se alinham ao agroturismo local. Atualmente, cerca de 90% dos municípios capixabas têm produção leiteira. De acordo com informações levantadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre 2018 e 2019, a estimativa é de que o Estado contava com 360 agroindústrias familiares, produtoras de queijos.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS

Leia também

Foragidos da Bahia são presos pela PM em São Gabriel da Palha

  Dois jovens com mandados de prisão em aberto, foram detidos pela PM na manhã da última sexta-feira (12),...

Um mês após mulher trans ser morta por PM, moradores e comunidade LGBTQIA+ fazem protesto no Espírito Santo

  Mulher trans conhecida como 'Lara Croft' foi morta a tiros em Cariacica Nesta sexta-feira (12) completou-se um mês desde...

Construção da Barragem Santa Marina, em Cordeirópolis, recebe mais R$ 1 milhão para obras

Para dar continuidade nas obras da Barragem Santa Marina, a Prefeitura de Cordeirópolis, no interior de São Paulo,...

Corpo de homem é encontrado em córrego no interior de Nova Venécia

Um homem morreu afogado, após cair em um córrego na localidade de Santa Ana do Córrego Grande, na...

PM prende suspeitos de assaltarem residência, após troca de tiros em Nova Venécia

  Dois suspeitos de roubarem uma residência no Centro de Nova Venécia foram detidos, após um deles trocar tiros...

Capixaba Série B 2022: em seu retorno, Jaguaré goleia o São Mateus na estreia do Grupo A

Em outubro de 2010, o Jaguaré perdeu para o Real Noroeste, por 4 a 2, em Águia Branca,...

Pavimentação é concluída no bairro Alvorada

Funcionários da secretaria de Obras da prefeitura de Barra de São Francisco, concluíram nesta quarta-feira (17), a pavimentação...

Representante da Opas no Brasil defende autonomia na produção de insumos e equipamentos estratégicos em saúde

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, defendeu que o Brasil e os...