Agosto é ‘mês de transição’, diz secretário de Saúde do Espírito Santo

Em coletiva de imprensa, Nésio Fernandes disse que neste mês serão definidas agendas de retomada das atividades, apesar da pandemia da Covid-19.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (3), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, anunciou que o governo está se organizando para que neste mês seja planejado o retorno a atividades sociais, econômicas e serviços de saúde. A expectativa é de que possa haver flexibilização de algumas medidas a partir de setembro.

“É muito possível que no mês de setembro tenhamos, de maneira mais homogênea, uma situação de recuperação da pandemia no Estado. O mês de agosto é um mês de transição. Vamos aproveitar para estabelecer uma agenda clara do retorno das atividades sociais, econômicas e dos serviços de saúde para um novo momento no enfrentamento à pandemia”, explicou.

No entanto, apesar de anunciar que o Estado se prepara para a retomada, o secretário foi enfático ao dizer que a pandemia não deve acabar nos próximos meses, e que os capixabas devem tomar todos os cuidados pelo menos até o final deste ano, já que a perspectiva é de que somente a descoberta de uma vacina ou de um tratamento específico possam reduzir os números da Covid-19 no Espírito Santo.

“A pandemia não terá acabado no mês de setembro. Possivelmente, continuaremos até o fim do ano enfrentando essa pandemia. Ela só será derrotada quando tiver uma vacina ou um tratamento específico, capaz de reduzir o numero de óbitos”.

Por fim, o secretário enfatizou que as decisões adotadas pelo Estado como forma de combater a propagação do coronavírus são baseadas nas descobertas mais recentes da ciência sobre esse novo vírus.

“O mês de agosto será muito intenso, um mês onde o Estado seguirá se guiando pelas evidências científicas, pela prudência e pelos princípios que nos trouxeram até aqui: regular as atividades econômicas e sociais com as medidas de enfrentamento à pandemia e preservar vidas”, finalizou.

Com informações de Any Cometti, G1 ES

Nésio Fernandes, secretário de saúde do ES, declarou que agosto será mês de transição durante pandemia da Covid-19 — Foto: Divulgação/ Sesa

Leia mais

Leia também