“Agora a guarda passou a atuar em bairros onde havia conflito”, garante secretário de Segurança de Vitória

Há pouco mais de um mês a Capital conta com a Romu, Ronda Ostensiva Municipal de Vitória. Trata-se de um grupo tático operacional para dar apoio às equipes de prevenção, atuando na retomada de pontos críticos e em locais onde há maior incidência de crimes violentos.

“O ganho é que agora a guarda passou a atuar em todo município de Vitória, sem exceção. Em bairros onde havia conflito e a guarda não atuava, hoje está presente levando segurança para a população”, afirmou o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Ruginski.

Com pouco mais de um mês nas ruas, o secretário faz um balanço positivo do novo braço de atuação da Guarda Municipal. “A Romu já fez prisão de traficantes, recuperou diversos veículos com restrição de furto e roubo e tem apoiado outras instituições, como a Polícia Civil, em operações”, disse Ruginski.

Por enquanto, a equipe conta com menos de 20 integrantes. Novas seleções serão feitas em breve, segundo o secretário.

“Faremos seleção de novos agentes para a equipe tática para que funcione 24 horas, todos os dias. Precisamos aumentar efetivo da guarda, mas aumentar com pessoas capacitadas, treinadas e com perfil operacional,” afirmou Ícaro.

O Curso Tático Municipal (CTM) formou, no dia 22 de julho, a primeira turma da Ronda Ostenstiva Municipal (Romu), com 17 agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e quatro convidados da Guarda da Serra.

A Romu é um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.

O grupamento tático conta com três viaturas caracterizadas (duas já estão com as equipes), armamento de cano longo, armamento não-letal e também a disponibilidade dos cães Dru e Flor, treinados para encontrar entorpecentes e participar das operações.

Informações: Folha Vitória