Agilidade do Pix chega na administração pública

Compartilhe

Hoje com o Pix é possível pagar quase tudo instantaneamente. E essa agilidade já chegou até mesmo na administração pública. Em diversas cidades, é possível usar a tecnologia para pagar multas, impostos e até passagens antecipadas do transporte coletivo.

É o caso de Manaus, no Amazonas, onde os motoristas autuados, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), podem realizar o pagamento da guia de recolhimento via Pix, que já vem disponibilizado no próprio documento de notificação de penalidade. O item pode ser identificado por um QR-Code para o devido pagamento.

As opções tradicionais para quitar a multa nos pontos de estabelecimentos comerciais, ou no cartão de crédito em 12 vezes, continuam valendo. Os autos de infração também podem ser acessados pelo site do IMMU<\/a>. Basta clicar no item Consultas e no botão Multas de trânsito.

Pagamento de Impostos

Em Jataí, em Goiás, a Secretaria de Fazenda anunciou na última quarta-feira (13), que os contribuintes já podem pagar tributos e taxas municipais via Pix. O pagamento também se dá a partir da leitura de um QR Code, que será impresso nas guias de recolhimento emitidas pela internet ou pelo atendimento presencial no prédio do Centro Administrativo.

Para pagar, basta abrir o aplicativo do banco e apontar o celular para o QR Code, que será lido pela câmera do celular. A prefeitura esclarece que não será fornecida nenhuma chave pix no processo.

Segundo a administração municipal, com a modalidade, os cidadão terão liberdade para pagar os tributos em qualquer instituição financeira ou carteira digital, sem ter que se dirigir às instituições conveniadas ao município.

Mas caso o contribuinte opte pelo pagamento convencional, por meio do código de barras que continua disponível na guia, deverá fazê-lo nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander e Sicredi.

O secretário de Fazenda de Jataí, Valter Pedro Cardoso, faz um alerta: “é preciso que o contribuinte fique atento na leitura dos dados ao efetuar o pagamento, verificando sempre se o beneficiário do recebimento que for apresentado no comprovante é, de fato, a Prefeitura de Jataí. Em tempos de golpes, sempre é necessária atenção redobrada.”

Fez um Pix errado? Saiba como recuperar o dinheiro<\/a>

Passagem antecipada

Também é possível usar o Pix para comprar passagem antecipada para o transporte coletivo. O recurso está disponível na cidade de Joinville, em Santa Catarina, nas bilheterias dos terminais, na Passebus e nas empresas Gidion e Transtusa. 

O Pix é aceito tanto para compra quanto para recarga de vale transporte, Cartão Ideal e cartões renováveis. As passagens embarcadas compradas dentro dos ônibus não poderão ser pagas com Pix.

Conta de luz

O Pix já está tão popular na administração pública, que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está com promoção Conta com Pix. A iniciativa proporciona dois anos de contas pagas para 20 clientes da companhia que efetuaram o pagamento da fatura de energia por meio do Pix e que se cadastraram no site da iniciativa. 

O primeiro sorteio foi realizado no dia 30 de março e os próximos estão marcados para os dias 13/04, 30/04, 14/05 e 28/05 de 2022, a serem realizados pela Loteria Federal. O prêmio de um crédito de R$ 5 mil em desconto na conta de luz deverá ser consumido em até 24 meses.

Para concorrer, basta pagar a conta pelo Pix por meio de qualquer aplicativo bancário. Depois, é só cadastrar os dados no site cemig.com.br/contacompix. 
O objetivo da companhia é estimular a adesão com pagamento da conta via Pix, uma forma mais moderna e cômoda para quitação das contas de luz.

Pix - Foto: Marcello Casal Junior/Agência BrasilPix – Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil

Leia também

ES: jovem é presa suspeita de matar namorada do ex a facadas por ciúme

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" Uma mulher de 18 anos foi presa pela equipe da Delegacia de Polícia de...

1° Encontro do ‘Terço dos Homens’ reúne quase 400 participantes em Barra de São Francisco; confira as fotos

"Homem que reza, Fortalece sua família". Aconteceu na Paróquia de Barra de São Francisco, o 1º Encontro Paroquial do...

Área de festa em Barra de São Francisco está ficando pronta para shows de Zé Felipe e Frank Aguiar

A área de festa no Polo Industrial que está sendo preparada pela secretaria de Transportes e Estradas da...

ES: mosaico em formato de tartaruga é feito com 1,3 mil m² e cerca de 190 toneladas de lixo retirado da natureza

Uma ação de limpeza da baía e dos manguezais de Vitória resultou na construção de um mosaico feito...

Igreja São Cristóvão realiza festa para reforma de templo

  A Igreja São Cristóvão realiza neste sábado, dia 21, uma festa com intuito de arrecadar recursos, para a...

Defesa Civil Nacional vai repassar R$ 1,2 mi a 4 cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta terça-feira (24), o repasse de...