Agerh realiza workshop virtual sobre Enquadramento de Corpos d’Água

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar, nas manhãs das próximas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), o workshop virtual de Enquadramento. O tema vai abrir o Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”, promovido pelo órgão gestor de recursos hídricos do Espírito Santo para compartilhar experiências e abordagens práticas sobre assuntos que permeiam o gerenciamento da água no Estado e no País.  

Aberto ao público, o workshop será transmitido pelo canal da Agerh no Youtube e, portanto, não será necessário fazer inscrição. Quem assistir aos eventos terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários.  

Neste primeiro evento do Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”, profissionais da Agência Estadual de Recursos Hídricos e convidados vão apresentar todas as etapas do processo de definição do Enquadramento de Corpos d’Água nas bacias hidrográficas do Espírito Santo. 

O workshop de Enquadramento vai contar com a contribuição das engenheiras ambientais Juliana Louzada e Andressa Minete, que atuaram no desenvolvimento de Enquadramentos no Estado, e com os especialistas em recursos hídricos, Paulo Renato Paim e Eduardo Lanna. Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Itaúnas e Itapemirim também estão entre os convidados.

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” será voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais; e também para os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas. 

Enquadramento de Corpos d”Água

O primeiro workshop do Ciclo “Gestão da Água em Ação” será sobre Enquadramento de Corpos d’Água e trará as formas de definição e implementação do instrumento para a qualidade dos recursos hídricos no Estado e nos municípios capixabas. 

O Enquadramento é o estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe), a ser alcançado ou mantido em um determinado trecho hídrico, de acordo com os usos preponderantes pretendidos ao longo do tempo.

No workshop, a Agerh vai apresentar como foram os processos de elaboração do instrumento no Estado. 

Veja a programação do evento virtual:

Dia 28/04 (quarta-feira)

9h – Abertura 

9h10 – Enquadramento dos corpos de água em classes no Espírito Santo – Contextualização 

9h30 – Enquadramento dos corpos de água em classes no Espírito Santo – Processo de Elaboração 

10h30 – Panorama dos Enquadramentos aprovados nas bacias hidrográficas do Espírito Santo 

11h10 – Relações do Enquadramento com os demais instrumentos de gestão 

Dia 29/04 (quinta-feira)

9h – Abertura

9h10 – Prática – Enquadramento 

10h10 – Case 1: Enquadramento na Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas

10h30 – Case 2: Enquadramento na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim 

10h50 – Desafios na elaboração e implantação do Enquadramento 

Serviço:

Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”

Tema 1: Enquadramento – definindo metas de qualidade da água nas bacias hidrográficas

Quando: 28 e 29 de abril, de 9h as 12h30

Onde: Canal da Agerh no Youtube

Endereço: youtube.com/agerhes

Leia mais

Leia também