Agerh promove Ciclo de Workshops com abordagens práticas sobre a Gestão de Recursos Hídricos

Em comemoração à Semana Mundial da Água, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai estrear, no próximo dia 24 de março, o ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação”. Os eventos virtuais trarão abordagens práticas sobre assuntos que permeiam o gerenciamento de recursos hídricos no Espírito Santo e no Brasil.  

Abertos ao público, os workshops serão transmitidos pelo canal da Agerh no Youtube e, portanto, não é necessário fazer inscrição. Quem assistir aos eventos terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários.  

Os primeiros workshops já têm temas definidos. Profissionais da Agerh e convidados abordarão assuntos como Enquadramento, Planos de Recursos Hídricos e Manuais Operativos. Entre os palestrantes convidados estão as engenheiras Juliana Louzada e Andressa Minete, que atuaram no desenvolvimento de Enquadramentos Planos de Recursos Hídricos no Espírito Santo e os especialistas em recursos hídricos, Paulo Renato Paim e Eduardo Lanna, que participarão virtualmente dos encontros diretamente do Rio Grande do Sul. 

O ciclo de workshops “Gestão da Água em Ação” é uma entrega da Gerência de Planejamento, Pesquisa e apoio ao Sigerh/ES da Agerh e tem público-alvo formado por colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas.  

O objetivo do ciclo de workshops, de acordo com a gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh/ES da Agerh, Monica Amorim, é integrar e capacitar os entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Sigerh), além de incluir os municípios, gestores, profissionais e pesquisadores nas discussões sobre a gestão da água no Estado.

“É fundamental que os gestores, públicos e privados, profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos e áreas de interface, se apropriem dos processos de planejamento aprovados no Espírito Santo e tenham conhecimento das ações propostas para recuperar e conservar as águas capixabas, garantindo sua disponibilidade e qualidade”.

O primeiro workshop acontece nos dias 24 e 25 de março, de 9h a 12h30, e terá como tema o Enquadramento de Corpos D”água e a aplicação do instrumento para a qualidade dos recursos hídricos no Estado e nos municípios capixabas. A programação oficial será divulgada em breve.

Inscreva-se no canal da Agerh no Youtube, ative as notificações e não perca o Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação: youtube.com/AgerhES

Leia mais

Leia também