Agentes do IBGE já estão nas ruas em Jaguaré para o Censo 2022

Compartilhe

 

Após dois anos de atraso, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a coleta de dados do mais importante levantamento sobre a população brasileira. O Censo 2022 vai fornecer informações sobre a população, números e como vivem os brasileiros nas cidades e nas áreas rurais visitando cerca de 70 milhões de domicílios.

Em Jaguaré, 27 recenseadores farão o levantamento demográfico do município visitando 100% dos domicílios até o mês de novembro. O objetivo é retratar o município com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade que vão propiciar a prática da plena cidadania. A equipe de recenseadores do IBGE esteve reunida com o prefeito Marcos Guerra na manhã desta segunda-feira, 01, antes do início dos trabalhos.

“Esse é um trabalho muito importante para Jaguaré e para o Brasil. Enquanto cidadãos e moradores de Jaguaré queremos nos colocar à disposição dos nossos recenseadores para, no que for possível, colaborar com a tranquilidade e qualidade dos seus trabalhos. A população de Jaguaré certamente receberá os recenseadores com muito carinho”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Os recenseadores estarão utilizando colete azul com identificação do IBGE do lado direito um crachá do lado esquerdo com as informações do recenseador, inclusive com um QR-Code para verificação pelo entrevistado para confirmar a identidade. Realizado pelo IBGE, o censo está sendo realizado com dois anos de atraso por causa de problemas decorrentes da pandemia de covid-19 (2020 – 2021). Para essa 13ª edição do Censo Demográfico, em todo o Brasil serão mais de 180 mil recenseadores percorrendo o País.

O formato

O Cens Demográfico é realizado pelo IBGE para fazer o levantamento dos habitantes do País e identificar como vivem os brasileiros e levantar suas características. Os dados serão colhidos de forma totalmente digital, através de um aparelho que lembra um celular, o DMC. Os entrevistados deverão preencher os questionários de forma presencial. O Censo 2022 está sendo realizado sob dois tipos de questionários: simplificado e ampliado.

O simplificado apresenta questões sobre os moradores, os domicílios, registro civil, identificação étnico-racial, rendimento do responsável, educação e mortalidade. O questionário ampliado levanta informações sobre casamento, núcleo familiar, trabalho, fecundidade, religião ou culto, migração, deslocamento para estudo e para trabalho e pessoas com deficiência.

Leia também

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em três estados do Sul do País

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na região Sul ao longo desta terça...

Prefeitura prepara nova área para realização da 23ª Pomitafro

      Contagem regressiva em Vila Pavão. Falta pouco mais de uma...

Elon musk compartilha meme com desenho feito por capixaba

    Publicação feita pelo perfil de Elon Musk no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter Mesmo sem ter concluído a compra do...

Vila Pavão prepara nova área para realização da 23ª Pomitafro

  Contagem regressiva em Vila Pavão. Falta pouco mais de uma semana para o município realizar seu maior evento...

Prorrogadas inscrições para o 2º Torneio de Silagem de Milho

  A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) prorrogou, até o fim deste mês, as inscrições para a 2ª edição...

Vendaval no ES: alerta de ventos de até 100 km/h para 15 cidades

Os moradores de algumas cidades capixabas, até mesmo na Grande Vitória, já perceberam que os ventos estão mais...

Cappitella terá ensaio técnico neste sábado (13)

  Acontece neste sábado, dia 13, a partir das 15h, o ensaio técnico da Carrettino dela cappitella, com saída...

Prefeitura de Barra de São Francisco já cadastrou 44 taxistas para receber o benefício emergencial

Bem-Taxista, criado pela Emenda Constitucional nº 123 para o enfretamento do estado de emergência por causa do preço...