Os 80 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 21 Agentes de Combate às Endemias (ACE), agora técnicos agentes, concluíram o curso técnico do “Programa Saúde com Agente”, uma iniciativa da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério as Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conasems. proporciona formação para 101 pessoas em Técnico em Agente Comunitário
O curso teve duração de 10 meses, com mais de 1,2 mil horas/aula.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, na Câmara Municipal. Agora, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes, passam a ter nível técnico e serão chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs), com habilidades adquiridas para realizarem atribuições diversas, entre elas: aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, no caso dos TACs, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, no caso dos TACEs.
O secretário Municipal da Saúde, Elcimar de Souza Alves, participou da diplomação dos formandos. “Esse curso é de extrema importância para a saúde pública municipal. O Governo Federal juntamente com as secretarias municipais estão também se preocupando em qualificar o profissional para prestar um melhor serviço à população. Pensando nisso, a qualificação profissional tem sempre que acontecer. Hoje estão sendo qualificados os agentes de saúde e de endemia, no futuro mais profissionais poderão serem qualificados”, explicou o secretário.
A instrutora do curso Técnico de Agentes em Endemia, Andrea de Freitas destacou a importância da capacitação dos agentes e parabenizou os formandos. “O curso é muito importante, porque vem agregar mais conhecimento aos agentes de endemias, contribuindo para que eles possam praticar com mais zelo e competência, atendendo todas as necessidades da população no combate a endemias. Parabéns a todos os formandos por esta etapa concluída.
Atento a todas as possibilidades de parcerias que são ofertadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário Elcimar Alves destacou. “A gente não pode perder a oportunidade de entrar nessas parcerias. Quando aparece a oportunidade sempre vamos inscrever o município a participar”.
O Programa Saúde com Agente
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da Saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.
O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de Saúde em todo o Brasil. A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.
A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros, também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.