Agente que atirou em eletricista no Espírito Santo disse que era ameaçado; casa tinha armadilhas contra invasores

Eletricista foi baleado enquanto consertava um carro. À polícia, o agente disse que atirou após uma tentativa de invasão à casa dele.

Por Naiara Arpini, G1 ES

O agente da Guarda Municipal de Vila Velha, de 43 anos, que foi preso após atirar em um eletricista no meio da rua, contou à polícia que era ameaçado e, por isso, estava em constante alerta, com medo de ataques. A casa dele, segundo relatos de um guarda municipal que atendeu a ocorrência, era cheia de armadilhas improvisadas.

O crime aconteceu nesta sexta-feira (19), no bairro Aribiri. Nesta tarde, o suspeito teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia. A esposa do agente, de 33 anos, que foi autuada como coautora do crime, também vai permanecer presa.

A prefeitura de Vila Velha informou que vai abrir um processo administrativo sobre o caso. O prazo para finalizá-lo é de 60 dias.

Na decisão, o juiz explica que determinou a conversão da prisão do agente e da esposa porque apresentam risco.

Contra o homem, há o registro de um termo circunstanciado, que consta como arquivado. Contra a mulher, há um termo circunstanciado tramitando e um guia de execução penal ativo.

“[…] a liberdade dos autuados, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, uma vez que em liberdade poderão voltar a cometer atos da mesma natureza, eis que já possuem registros criminais, intimidar testemunhas/vítimas e se evadirem do distrito de culpa”, diz a decisão.

O crime

A Guarda Municipal foi até o bairro após o agente pedir apoio da equipe porque havia pessoas tentando invadir a casa dele. Para evitar o suposto crise, o guarda disse que sacou a arma e disparou contra os supostos invasores.

Entretanto, o alvo dos disparos era um eletricista, que estava fazendo o conserto de um carro estacionado próximo à casa do agente. Ele foi baleado e socorrido para o hospital Antônio Bezerra de Faria, onde passou por cirurgia e continua internado.

Imagens de videomonitoramento de uma casa mostram não havia nenhuma invasão e que a vítima foi surpreendida pelos disparos enquanto trabalhava.

Outras pessoas que estavam na rua também foram alvo dos disparos do guarda, mas não ficaram feridas.

A própria Guarda Municipal realizou a prisão, isolou a área e acionou a perícia. O agente foi encaminhado para a delegacia em uma viatura caracterizada.

O agente e a esposa foram autuados em flagrante pela Polícia Civil por tentativa de homicídio por sete vezes e levados para o presídio.

Agente da Guarda Municipal de Vila Velha foi levado para a delegacia.

Ameaças e armadilhas em casa

Aos guardas, o agente explicou que ele e a esposa estavam em constante alerta porque receberam ameaças de traficantes e criminosos da região devido à suspeita de que teriam participado da apreensão de drogas na região.

Na casa do casal, foram encontradas várias armadilhas e alarmes sonoros para evitar invasão de possíveis criminosos. No interior da casa, todas as lâmpadas haviam sido retiradas para não denunciar a presença dos moradores. Além disso, uma torneira de água era deixada aberta permanentemente para simular a presença em outro cômodo da casa.

Moradores também foram alvo dos tiros

Depois de atirar no eletricista, que fugiu, o guarda também disparou contra outras pessoas que estavam na rua. Segundo moradores, a esposa do agente pedia que o marido matasse as pessoas.

“Ele efetuou dois disparos contra a minha pessoa. Eu estava cuidando do meu pai, que estava enfermo, e pensei até que era um rojão na rua. Eu fui na rua pedir para parar. No exato momento que eu fui sair no portão eu escutei a mulher dele dizendo ‘mata, mata, mata todo mundo’. Quando ele apontou, eu fechei e ele deu dois disparos. Um pegou no portão e outro no cano de água que desce do lado da minha casa”, relatou um morador.

O vídeo foi gravado pela câmera de segurança da casa de Claudiomar Gonçalves. Segundo ele, a filha de 10 anos foi ameaçada.

“Eu tenho uma filha de 10 anos que estava na varanda e viu o caso. E a esposa do rapaz mandou atirar nela também. Aí eu fui correndo pra ver o que estava acontecendo”, disse.

Corregedoria

O corregedor da Guarda Municipal, Francisco Rocha, disse que o agente nunca apresentou alterações de comportamento. “Nunca teve problema nenhum sobre essas atitudes dele. É a primeira vez que aconteceu isso com ele”, disse.

Em entrevista ao Bom Dia ES, o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha, coronel Oberacy Emmerich Junior, afirmou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto e o afastamento do agente de suas funções foi automático. Ou seja, mesmo que o guarda seja liberado da prisão, ele não retornará às suas atividades.

“Toda pessoa, independentemente de ser guarda ou não, tem direito à defesa, mas as imagens falam por si só. Ele vai apresentar seus argumentos à Justiça”, disse.

O secretário ainda pontuou que todos os agentes da Guarda passam por avaliação psicológica antes de serem liberados para atuar nas ruas.

Leia mais

Volta às aulas no Espírito Santo só quando houver ‘queda consolidada’ dos óbitos e casos graves de Coronavírus, diz secretário

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (13), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, disse que a volta às aulas presenciais só deve...

Dono de lancha que sofreu acidente na baía de Vitória tem alta do hospital

Silvino e a namorada, que morreu no acidente...

Detran|ES suspende atendimento ao público nas agências

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo...

Senado aprova novo marco do saneamento e abre caminho para atrair investimentos privados no setor

Após dois anos de discussão, o Senado Federal aprovou o Marco Legal do Saneamento Básico (PL 4.162/2019), que muda regras do setor para atrair...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo aberto, nesta sexta-feira (25)

O tempo firme volta a predominar sobre a região Sudeste do país, nesta sexta-feira (25). A chuva, fraca e com baixos acumulados, fica restrita...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sul do país tem previsão de chuvas isoladas nesta sexta-feira (25)

Nesta sexta-feira (25), há previsão de nevoeiro nas primeiras horas do dia, entre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Após dissipar, o...