Agendamento de serviços do Governo do Estado será feito em novo site

Compartilhe

A partir de 1º de junho, o agendamento de serviços do Governo do Estado passará a ser feito no portal Agenda ES – www.agenda.es.gov.br. A nova plataforma vai conferir mais segurança, praticidade e rapidez à marcação de datas e horários para o atendimento presencial nos órgãos públicos.

Os cidadãos poderão fazer o agendamento para 22 serviços ofertados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 11 agências diferentes: Vitória, Serra, Cariacica, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. Também conseguirão agendar os serviços prestados pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), como a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, em unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

Integrado ao sistema Acesso Cidadão, o novo site vai garantir que os usuários sejam devidamente identificados. Além disso, permitirá que os órgãos prestadores de serviço tenham um maior controle dos agendamentos.

“Com o Agenda ES, os cidadãos realizarão o agendamento de forma mais prática, ágil e transparente, principalmente porque vai unificar todas as vagas disponibilizadas, não sendo mais necessário que haja outros sites para agendamento. Além disso, com a formação da nova turma de Peritos Criminais Oficiais, que também serão destinados aos postos ou ao processo de emissão de forma direta, será possível aumentar a quantidade de vagas e agilizar os processos”, conta o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, lembra que desde novembro de 2020 a Sefaz utiliza o modelo de agendamento dos atendimentos. “Neste período, observamos que o agendamento deixa todo o processo mais rápido e dinâmico. As equipes das agências da Receita Estadual podem fazem um contato prévio com o cidadão e, algumas vezes, nem é necessário um atendimento presencial. Isso permite que a nossa equipe possa avaliar um número maior de processos, dando celeridade às demandas da população”, afirma Altoé.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, o Agenda.ES se destaca por permitir que os órgãos estaduais administrem, com mais facilidade, os atendimentos prestados presencialmente aos cidadãos. “Facilitar a vida das pessoas é um dos motivos que torna a tecnologia tão importante para o setor público. Com certeza, o novo serviço de agendamento vai contribuir para aumentar o nível de satisfação dos capixabas com o atendimento realizado pelos órgãos estaduais”, ressalta Cornélio.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destaca que o Agenda ES estará integrado ao Conecta Cidadão, portal que reúne informações sobre mais de 500 serviços do Estado. “Ao acessar o conectacidadao.es.gov.br e buscar as orientações sobre o serviço desejado, na própria página o usuário poderá selecionar a opção de agendamento e, assim, ser direcionado para a plataforma que efetua a marcação”, informa.

Leia também

Plano Safra 2022/2023 começa a valer nesta sexta-feira (1º)

O Plano Safra 2022/2023 começa a valer a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 30 de junho...

Covid-19: Duas crianças menores de 5 anos morrem por dia, em média, no Brasil

Em 2020, 599 crianças de até 5 anos morreram pela Covid-19. No ano seguinte, período em que a...

PM apreende 2kg de pasta base de cocaína no Norte do ES

  Policiais militares da 18ª CIA Independente, de Jaguaré, apreenderam dois quilos de pasta base de cocaína na noite...

Curral Intermunicipal de Leilões no Polo Industrial está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

RONDÔNIA: Equipes de Atenção Básica realizaram 2,4 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

Preço da gasolina deve cair R$ 0,36 no Espírito Santo

  A partir do dia 1º do mês que vem, a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e...