Agências do INSS reabrem segunda-feira (14) de forma gradual

Agências do INSS reabrem segunda-feira (14) de forma gradual

Para ser atendido, é necessário fazer o agendamento. A data pode ser marcada no ‘Meu INSS’, pelo site ou aplicativo, ou no telefone 135 Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai iniciar, na próxima segunda-feira (14), a reabertura gradual das agências. Inicialmente, o serviço presencial será retomado nas agências que concentram o maior volume de atendimentos.

Mas o cidadão deve estar atento. Para ser atendido, é necessário fazer o agendamento. A data pode ser marcada no ‘Meu INSS’, pelo site ou aplicativo, ou no telefone 135.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que serão reabertas apenas as agências em condições de atender integralmente os protocolos de segurança para prevenir a Covid-19. 

“Temos que voltar, temos um serviço essencial. As atividades devem ser retomadas com responsabilidade, sim, tendo como foco a proteção do servidor e do segurando”, disse Bianco. 

Os serviços disponíveis para atendimento presencial serão: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial, reabilitação profissional e perícia médica. 

No caso da perícia médica, a retomada merecerá atenção especial dos protocolos de segurança, por isso, ao longo dos próximos dias, serão informadas as agências que gradualmente voltarem a prestar o serviço. 

Mesmo com a abertura das agências, o serviço remoto continuará disponível aos segurados. A suspensão do atendimento presencial nas unidades ocorreu em março em razão da Covid-19. 

“Continuaremos prestando todos os serviços como foi feito durante a pandemia, de forma remota. O objetivo agora é abrir com segurança e iniciar esse processo de reabertura para que possamos, em um curto espaço de tempo, estar a pleno vapor”, disse o secretário Bruno Bianco. 

As informações sobre as agências que estarão abertas e atendendo perícia médica estarão disponíveis no Meu INSS e no Dique 135. “Se fosse nesse momento agora, seriam 547 agências, mas estamos trabalhando para procurar atender os últimos pontos em algumas agências. A cada momento, podemos ter uma situação diferente de uma agência que está faltando um ou outro requisito de protocolo de segurança para conseguir atender”, disse o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

Medidas de segurança 

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, as agências passarão por constante inspeção e avaliação sobre as condições de segurança. 

Além disso, para entrar nas unidades será preciso usar máscara e passar por aferição da temperatura corporal. Os servidores receberão equipamentos de proteção, assim como as pessoas atendidas.

 Para evitar aglomerações dentro e fora das agências, o INSS reforça que os segurados sem agendamento não serão atendidos. 

A portaria que trata das medidas de prevenção à transmissão do coronavírus no retorno do funcionamento das agências foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

 

Leia mais

Hospital Universitário de Brasília oferece atendimento virtual a indígenas

A teleconsulta é realizada por chamada de vídeo, de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. Foto: Ebserh O Hospital Universitário da Universidade de Brasília...

PSB homologa candidatura de Marquiori em Nova Venécia

Em convenção realizada na manhã deste sábado, dia 12, o PSB de Nova Venécia, homologou a candidatura de Edson Marquiori para a disputa sucessória. Além...

Morre aos 63 anos o bancário veneciano Joaquim Batista Corona

O bancário veneciano, Joaquim Batista Corona, 63 anos, morreu no início da tarde desta terça-feira, na Grande Vitória. Joaquim trabalhou durante vários anos na agência...

Motociclista fica ferido em acidente no bairro Aeroporto

Um motociclista ficou gravemente ferido após sofrer um...

Leia também

Redes sociais terão peso maior na campanha eleitoral que começa neste domingo

A campanha eleitoral que começa neste domingo (27) em todo o país apresenta novos desafios aos candidatos no quadro das restrições impostas pela Covid-19....

Lideranças de Água Doce do Norte juntaram os 4 pré-candidatos a prefeitos para debater sobre o coronavírus

Tendo em vista que a pandemia da Covid-19, ainda não acabou em todo o Brasil, algumas autoridades de Água Doce do Norte criaram recentemente...

Zimbábue: marido perde esposa após “emprestá-la” para o cunhado

Novo casal Um homem que estava passando por dificuldades financeiras, decidiu “emprestar” a esposa ao cunhado em troca de comida, bebida e dinheiro para pagar as taxas...

14 partidos têm candidatos a vereador em Nova Venécia

O Cartório Eleitoral, de Nova Venécia, acaba de divulgar a relação da quantidade de solicitação de registro de candidaturas, por Partido, para a disputa...