Agência eleva rating nacional de longo prazo do Banestes de A+(bra) para AA-(bra)

Compartilhe

A Fitch Ratings elevou a perspectiva da nota de rating nacional de longo prazo do Banestes de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva estável. Essa é a primeira vez que o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) atinge o grau de avaliação de duplo A, o que demonstra ainda mais a solidez do modelo de negócio praticado pela instituição. O relatório apontou que o banco manteve o perfil financeiro e que se encontra melhor que o dos pares com ratings na faixa “A(bra)”.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou as ações de crescimento das operações de crédito, com controle de inadimplência, além dos assertivos investimentos em modernização, inovação e parcerias, com os resultados que estão ligados às adequações das estratégicas adotadas no período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Além de superar os desafios do período de pandemia e exercer destaque no cenário de crédito emergencial, aumentando a capilaridade de negócios, o Banestes tem demonstrado uma competitividade cada vez maior no mercado de crédito e de oferta de outros produtos e soluções financeiras. Estamos seguindo com responsabilidade o planejamento, conforme a tendência do cenário de recuperação da economia em 2022”, pontuou Amarildo Casagrande.

“A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’ do Banestes S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do banco para ‘AA-(bra)’, de ‘A+(bra)’. A Perspectiva dos IDRs é Negativa e a do Rating Nacional de Longo Prazo, Estável”, diz o documento.

Ainda segundo o relatório da agência internacional, “a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banestes reflete a visão da Fitch de que o banco manteve seu perfil financeiro, que se encontra melhor que o de seus pares com ratings na faixa ‘A(bra)’. A estabilidade da força dos indicadores principais de rentabilidade, capitalização e captação/liquidez nos últimos dois anos e meio sustenta a visão da Fitch”.

O relatório da Fitch traz vários pontos positivos para o Banestes. A avaliação afirma que o perfil de negócios do Banestes é estável, com ampla oferta de produtos e serviços financeiros, e apresenta qualidade dos ativos adequada. Além disso, destaca que o índice de créditos em atraso (Non Performing Loans – NPLs) acima de noventa dias permaneceu controlado e adequado, em 1,8%, em março de 2022 (2,1% em 2021 e 1,9% em 2020).

Entre os pontos positivos do Banestes, destacados pela agência classificadora de riscos, está a forte lucratividade, com resultado operacional/ativos ponderados por risco de 3,5%, em 2021, e 3,4%, em 2020, uma média de 3,2%, de 2018 a 2021. Outro ponto é o bom nível de capitalização, apresentado como adequado e estável. A Fitch acredita que a capitalização do banco continua adequada e suficiente para manter sua estratégia a médio prazo.

A estrutura de captação do Banestes também foi avaliada como estável e diversificada, sendo as principais fontes de financiamento os depósitos à vista, poupança e depósitos a prazo. O índice empréstimos/depósitos foi de 34,5% em março de 2022 e 34,9% em 2021. Este indicador principal teve uma média de 35,8% de 2018 a 2021, um dos índices mais fortes entre os pares. A liquidez é adequada e a Fitch acredita que o índice empréstimos/depósitos aumentará a médio prazo, devido aos planos do Banestes de ampliar a carteira de crédito.

A Fitch destacou que o Banestes é estrategicamente importante para o Espírito Santo, pois atua como seu principal agente de arrecadação de impostos, realizando transferências a municípios e respondendo pela administração do caixa do governo. Além disso, entidades públicas para as quais o banco presta serviços e concede crédito, incluindo fornecedores, assim como funcionários públicos, para quem a instituição concede crédito consignado com desconto em folha, compõem uma importante parcela dos negócios do Banestes.

Leia também

Justiça revoga domiciliar e determina volta de mãe de Henry Borel à prisão

LOLA FERREIRA SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu nesta terça-feira...

28 de junho é o dia do imigrante pomerano

    O Dia Estadual do Imigrante Pomerano é comemorado no Espírito...

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 70 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (22) um prêmio acumulado e estimado em R$ 70 milhões. As seis dezenas do...

Setor de Turismo registra crescimento de 47,7% em abril

Em abril deste ano, a movimentação econômica do turismo se manteve em ritmo de crescimento no país. O...

PM prende duas pessoas e recupera sacas de café furtadas em Águia Branca

  Nesta sexta feira (24) foram registrados dois boletins de furto de sacas de café maduro no município de...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta quarta-feira (29)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quarta-feira (29) com diminuição de 1,37% no preço...

Fotos: PF apreende carros de luxo, relógios e joias em operação contra hackers

    PF apreendeu carros de luxo — Foto: PF/Divulgação A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação...

Seleção masculina é eliminada do Mundial de basquete 3×3

A equipe masculina do Brasil de basquete 3×3 foi eliminada, nesta quinta-feira (23), do Mundial da modalidade, disputada...