Aeroporto de Vitória inicia uso de drones para inspeção do aeródromo

O Aeroporto de Vitória iniciou o uso de drones para inspeção do aeródromo.

Segundo a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o aeroporto, a iniciativa de utilizar drones para serviços de inspeção no sítio aeroportuário é pioneira no país.

Ainda de acordo com a empresa, a tecnologia começou a ser usada no Aeroporto de Florianópolis, outro terminal operado Zurich.

“O recurso se tornou um grande aliado no monitoramento e fiscalização de diferentes áreas do aeroporto, melhorando o alcance e velocidade da informação”, diz parte do comunicado divulgado pela empresa.

“Encontramos no drone uma excelente solução. Utilizado por uma equipe capacitada, ele eleva ainda mais nível de segurança nas nossas operações, atuando como um ótimo aliado na efetividade do monitoramento e fiscalização de diferentes áreas do aeroporto”, disse Fabio Marques, diretor de operações do aeroporto.

Inicialmente, a inspeção com drone, equipado com câmera, atenderá as áreas de segurança, manutenção, controle da fauna e sistemas de gerenciamento da segurança operacional.

Entre as vantagens do uso do equipamento, segundo a empresa, estão:

  • Registro de locais inacessíveis do sítio aeroportuário, como áreas de vegetação densa;
  • Mais agilidade e complementação em inspeções na infraestrutura de pátios, taxiways, áreas de manobra e pistas;
  • Melhor e maior controle da fauna do entorno do aeroporto, garantindo ação preventiva de proteção aos animais e de segurança operacional;
  • Registro das informações em banco de dados com maior qualidade.

A Zurich informou que o uso de drone no aeroporto foi possível a partir de um acordo da concessionária e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vitória (Dtcea).

A empresa disse que treinou equipe especializada para pilotar os equipamentos, aprovou os testes junto aos órgãos reguladores e fez os devidos cadastramentos de equipe e equipamentos para autorização dos voos. A administradora reforçou que qualquer outra utilização de drones por pessoas não autorizadas nas proximidades do aeroporto permanece proibida.

Inspeção com drone no Aeroporto de Vitória — Foto: Divulgação/Fernando Nunes

Inspeção com drone no Aeroporto de Vitória — Foto: Divulgação/Fernando Nunes

Leia mais

Leia também