AEB estabelece regras para atividades espaciais no Brasil

b901d024-9a97-4b1b-874d-260e693a71d5.png

AEB estabelece regras para atividades espaciais no Brasil
– Foto:
Banco de Imagem

A Agência Espacial Brasileira estabeleceu as regras para conceder licença a pessoa jurídica que queira executar atividades espaciais a partir do território brasileiro. As regras estão em portaria publicada na edição desta segunda-feira (1) do Diário Oficial da União. 

A licença permite que a empresa lance satélites e demais tipos de cargas úteis, orbitais e suborbitais, por meio de veículos lançadores, bem como a fase de retorno, além da preparação e da condução da operação pelo centro de lançamento. A licença terá prazo de cinco anos e pode ser renovada por mais de uma vez por iguais períodos. 

A portaria detalha os procedimentos para requerimento, avaliação, expedição, controle, acompanhamento e fiscalização de licença de operador para a execução de atividades espaciais. De acordo com o texto, a portaria vale para lançamentos que alcancem uma altitude superior a cem quilômetros em relação ao nível do mar. 

Estabelece que a licença pode ser dada a uma pessoa jurídica singular, associada ou consorciada, com sede ou representação no Brasil. E lista, por exemplo, os documentos que devem ser apresentados e as penalidades que podem ser aplicadas em caso de descumprimento das regras.

Chamada Pública

A Agência Espacial Brasileira está com uma chamada pública aberta para empresas nacionais ou estrangeiras interessadas em fazer lançamentos de veículos espaciais não militares a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. 

Leia mais

Reunião define novas medidas para enfrentamento ao coronavírus em Barra de São Francisco

Com o objetivo de ampliar e aprimorar os atendimentos pelo Gabinete de Crise para Enfrentamento a Covid-19 no município de Barra de São Francisco,...

20ª edição do tradicional Festival de Forró de Itaúnas é adiada devido a pandemia do Coronavírus

Evento aconteceria entre os dias 18 e 25 de julho. Na data, a organização do festival planeja lives, entrevistas e resgate de registro de...

Leilão de imóveis do Bandes é nesta quinta-feira (19)

O mercado imobiliário está movimentado nesta semana. Isso porque, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo...

Leia também

Sicoob já recebeu R$ 500 milhões em pedidos do Pronampe

Dentro do seu compromisso de apoiar o pequeno...

Chico Buarque, Casagrande e outras personalidades apresentam pedido de impeachment de Bolsonaro

Um pedido de impeachment contra o presidente Jair...

Governo encerra análise de cadastros do auxílio emergencial

A Dataprev finalizou a análise dos mais de 2 milhões de...

Interdição durante obra em encosta causa fila de caminhões na BR-262, no Espírito Santo

1 de 2 Motoristas precisam esperar fim da interdição para seguir viagem, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta Uma obra de contenção está sendo realizada...