
Os Advogados Sociais da Prefeitura de Barra de São Francisco demonstraram que a realização do exame é essencial para o combate ao câncer. A Justiça Federal – Seção Judiciária do Espírito Santo em Colatina – concedeu liminar à Advocacia Social da Prefeitura de Barra de São Francisco e determinou que o Estado do Espírito Santo e a União Federal realizem exame chamado PET-SCAN, que custa, atualmente, cerca de R$5.000,00, em favor de L. R. P. que vem sendo atendida pela Secretaria Municipal da Saúde.
Este exame permite a “varredura” do corpo inteiro e apresenta vantagens quando comparado com a tomografia computadorizada tradicional, principalmente em casos de Linfoma ou Doença de Hodgkin que tem a característica de se espalhar de forma ordenada, e o PET-SCAN auxilia o médico na avaliação da resposta ao tratamento em paciente com doença localmente avançada ou câncer metastático.
O coordenador da Advocacia Social da Prefeitura Patric Manhães, disse que solicitou informações junto ao Secretário Municipal da Saúde Elcimar de Souza Alves, que editou documento oficial afirmando que o SUS não faz mais esse exame, mas que nas palavras do Secretário Elcimar, “deveríamos envidar todo o esforço para garantir o exame à utente do SUS, pois, a administração deve trabalhar em harmonia para buscar soluções e garantir o atendimento da população que é o principal objetivo da nossa gestão”. A partir daí surgiu a ideia de judicializar a demanda, destaca Patric Manhães.
Na última terça-feira (16/10), o Juiz Federal Guilherme Alves dos Santos concedeu a liminar destacando que, “na esfera municipal, dificilmente existirá um município que possua o equipamento necessário”, e que ainda, “o risco de não encontrar o equipamento capaz de fazer o diagnóstico é suficiente, dada a urgência da questão.”
Ao despachar o processo registrou que “toda decisão a enfrentar tais assuntos deve ser exarada com a máxima cautela e sensibilidade, tendo o magistrado a consciência da repercussão da sua manifestação”. A ação judicial conta com o trabalho de toda a equipe da Advocacia Social da Prefeitura e está sendo acompanhada de perto pelo jovem Advogado Social, Victor Coimbra, que vem se destacando pela agilidade que dá às ações de sua responsabilidade. Segundo o Advogado Social da Prefeitura, desde quando foi convidado pelo Prefeito Enivaldo dos Anjos para ocupar o cargo já sábia que compromisso, eficiência e cuidado com as pessoas mais carentes são marcas da vida pública de Enivaldo dos Anjos e que, portanto, “sem deixar de continuar sonhando em alcançar os objetivos profissionais pessoais, poder se empenhar para garantir os Direitos aos cidadãos fransisquenses mais carentes já é motivo de realização profissional”, finalizou Victor Coimbra satisfeito com o resultado obtido.
