Advocacia social garante exame de alto custo para moradora de Barra de São Francisco

Compartilhe

Victor Coimbra, advogado social da prefeitura

Os Advogados Sociais da Prefeitura de Barra de São Francisco demonstraram que a realização do exame é essencial para o combate ao câncer. A Justiça Federal – Seção Judiciária do Espírito Santo em Colatina – concedeu liminar à Advocacia Social da Prefeitura de Barra de São Francisco e determinou que o Estado do Espírito Santo e a União Federal realizem exame chamado PET-SCAN, que custa, atualmente, cerca de R$5.000,00, em favor de L. R. P. que vem sendo atendida pela Secretaria Municipal da Saúde.

Este exame permite a “varredura” do corpo inteiro e apresenta vantagens quando comparado com a tomografia computadorizada tradicional, principalmente em casos de Linfoma ou Doença de Hodgkin que tem a característica de se espalhar de forma ordenada, e o PET-SCAN auxilia o médico na avaliação da resposta ao tratamento em paciente com doença localmente avançada ou câncer metastático.

O coordenador da Advocacia Social da Prefeitura Patric Manhães, disse que solicitou informações junto ao Secretário Municipal da Saúde Elcimar de Souza Alves, que editou documento oficial afirmando que o SUS não faz mais esse exame, mas que nas palavras do Secretário Elcimar, “deveríamos envidar todo o esforço para garantir o exame à utente do SUS, pois, a administração deve trabalhar em harmonia para buscar soluções e garantir o atendimento da população que é o principal objetivo da nossa gestão”. A partir daí surgiu a ideia de judicializar a demanda, destaca Patric Manhães.

Na última terça-feira (16/10), o Juiz Federal Guilherme Alves dos Santos concedeu a liminar destacando que, “na esfera municipal, dificilmente existirá um município que possua o equipamento necessário”, e que ainda, “o risco de não encontrar o equipamento capaz de fazer o diagnóstico é suficiente, dada a urgência da questão.”

Ao despachar o processo registrou que “toda decisão a enfrentar tais assuntos deve ser exarada com a máxima cautela e sensibilidade, tendo o magistrado a consciência da repercussão da sua manifestação”. A ação judicial conta com o trabalho de toda a equipe da Advocacia Social da Prefeitura e está sendo acompanhada de perto pelo jovem Advogado Social, Victor Coimbra, que vem se destacando pela agilidade que dá às ações de sua responsabilidade. Segundo o Advogado Social da Prefeitura, desde quando foi convidado pelo Prefeito Enivaldo dos Anjos para ocupar o cargo já sábia que compromisso, eficiência e cuidado com as pessoas mais carentes são marcas da vida pública de Enivaldo dos Anjos e que, portanto, “sem deixar de continuar sonhando em alcançar os objetivos profissionais pessoais, poder se empenhar para garantir os Direitos aos cidadãos fransisquenses mais carentes já é motivo de realização profissional”, finalizou Victor Coimbra satisfeito com o resultado obtido.

Prédio da Justiça federal em Vitória

Leia também

Minas Gerais: R$ 295 milhões estão disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, conhecida como PNAB, vai repassar recursos para todos os...

Altas temperaturas fazem com que consumo de energia aumente nas casas

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu pelo sexto mês seguido. Em outubro, o volume foi 6,2%...

Prêmio SiteBarra Melhores do Ano já tem os primeiros vencedores; confira

O Prêmio SiteBara Melhores do Ano está movimentando Barra de São Francisco. Internautas de cada canto da cidade...

Ecoinovação pode impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável, aponta CNI

A preocupação com o meio ambiente e a busca por produtos e processos ecologicamente corretos é uma tendência...

Dois Fatores de Autenticação (2FA): reforçando a segurança de suas contas online

A autenticação de dois fatores é um método de segurança que adiciona uma camada extra de proteção no...

ES: 1,6 milhão de moradores não têm serviços de coleta e tratamento de esgoto em casa

Um levantamento do painel de controle do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), lançado nesta segunda-feira (20),...