Adolescentes são flagrados pulando na frente de caminhões na BR-101, no Espírito Santo

Segundo a PRF, o objetivo dos jovens era forçar os caminhoneiros a realizar manobras arriscadas. Os vídeos da ação seriam postados nas redes sociais.


Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou adolescentes pulando na frente de caminhões na manhã deste domingo (21) na BR-101, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

O objetivo dos jovens, segundo a PRF, era o de forçar caminhoneiros a fazer uma manobra perigosa conhecida como “quebra de asa”, que consiste em balançar a carroceria de um lado para o outro, tirando as rodas da pista.

Ainda de acordo com a polícia, as gravações das cenas arriscadas seriam postadas nas redes sociais dos jovens para conquistar seguidores.

A PRF informou que na manhã deste domingo foi acionada por motoristas sobre o comportamento dos adolescentes. Ao chegar ao local, no km 415, os policiais avistaram os quatro jovens às margens da BR-101.

Entre eles estava um jovem de 22 anos, que estava filmando toda a ação, enquanto os outros três, com idades entre 15 e 16 anos, se colocavam na frente dos caminhões.

Em um dos vídeos, adolescente aparece se colando na frente de caminhões

“Os PRFs visualizaram, antes da abordagem, um caminhão tendo que desviar bruscamente, pela contramão, para não atropelar um desses jovens”, informou a PRF.

Durante a averiguação, os policiais encontraram um veículo oficial da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim estacionado no acostamento da BR-101.

Quem dirigiria o veículo era o pai do rapaz de 22 anos. Ele também estava acompanhado de duas crianças, um menino de oito anos e uma menina de 10, que também é sua filha e aparece em algumas imagens participando das ações.

Todos foram levados para a Delegacia Regional de Cachoeiro. Os maiores poderão responder pelos crimes de Perigo, previsto pelo artigo 132 do Código Penal, e de Corrupção de Menores, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já os menores de idade serão encaminhados ao Conselho Tutelar.

O inspetor Valdo Lemos, da PRF, explicou que para além de gerar um grande risco para os motoristas, a manobra “quebra de asa” é considerada uma infração gravíssima, que pode levar os motoristas a pagar multa de R$ 2.934,70, além de perder o direito de dirigir.

“”Eles (os adolescentes) vão até o meio da pista, fazem um gestual de abrir os braços, incentivando os motoristas a fazer a ‘quebra de asa’, que muda a direção do veículo bruscamente. Os motoristas não devem fazer esse tipo de manobra e devem denunciar, parando no posto da PRF ou ligando para o 191”, alertou.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que o servidor flagrado pela PRF é efetivo do Executivo Municipal e trabalha como mecânico na Secretaria de Transportes. Ele estava de plantão e usou o veículo indevidamente. Segundo o município, ele responderá a um processo administrativo.

Leia mais

Jovem morre em Mantena após cair com sua motocicleta em uma valeta

Um jovem conhecido como Guilherme, morreu na tarde desta sexta-feira, 15/05/2020, após perder o controle de...

Motorista e carona de caminhão morrem em acidente próximo à Gramazini, em Barra de São Francisco

Um grave acidente foi registrado nesta sexta-feira, 31 de julho de 2020, na rodovia que liga a sede de Barra de São Francisco à...

Governo Federal freta voo para trazer 159 brasileiros do Equador

Registro da equipe brasileira em Cuenca, no Equador. Foto: Arquivo pessoal O Governo Federal fretou um voo para buscar,...

Sistema de notificação e-SUS Vigilância em Saúde passa a notificar COVID-19 em todo território capixaba

O Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) desenvolvido no Estado, em parceria...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...