Adolescentes prestam homenagem às mães a distância

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizaram atividades a distância para lembrar o Dia das Mães, comemorado nesse domingo domingo (10).

Os adolescentes confeccionaram presentes e prestaram suas homenagens por meio de videochamada. Na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, os adolescentes entraram em contato com suas mães por meio de ligações e confeccionaram peças de artesanato, que serão entregues após a pandemia. Às famílias que não puderam realizar as videochamadas, a equipe técnica da unidade disponibilizou que o adolescente gravasse um vídeo para enviar aos seus familiares.

Para o adolescente G.B.P., a iniciativa traz tranquilidade neste período de isolamento. “Fiquei muito feliz com o vídeo, pois a saudade vem aumentando e a gente fica mais tranquilo sabendo e vendo que a nossa família está bem”, contou.

A psicóloga da Unis Norte, Sabrina Caldara Cazelli contou que, além de fortalecer os laços familiares, a estratégia ameniza a angústia dos adolescentes durante o isolamento social. “Buscamos por meio de ligações, cartas e vídeos da família continuar o trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, uma vez que a ausência da presença física da família pode acarretar adoecimento psíquico nos adolescentes no contexto de privação de liberdade”, afirmou.

Na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), também no município de Linhares, além das ligações, os adolescentes também produziram textos, poemas e cartões virtuais para serem enviados por e-mail. “Achei boa essa iniciativa de fazer cartões virtuais e vídeo, porque como não está tendo visita, é uma forma de manter o contato e minha mãe pode ver que eu estou bem”, contou o adolescente J.S.M.

No Espaço Pedagógico do Iases e na Unidade Feminina de Internação (UFI), ambos em Cariacica, o Dia das Mães também inspirou atividades, como a confecção de cartazes, cartões, caixas presenteáveis e cortinas com material reciclável, além da realização de gincanas pedagógicas. “

“Para esse momento que estamos vivendo, em que os adolescentes não estão recebendo visitas familiares, é importante pensar no fortalecimento dos vínculos, aproveitando a data em comemoração ao Dia das Mães, com atividades que tragam motivação e determinação”, destacou a pedagoga do Espaço Pedagógico, Silvana Malta.

Leia mais

Leia também