Adolescentes do Iases iniciam cursos profissionalizantes on-line

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram, nessa segunda-feira (11), as aulas dos cursos profissionalizantes on-line ofertados em parceria com o Programa Qualificar ES, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Os cursos estão sendo oferecidos exclusivamente na modalidade a distância e acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns, tarefas e bate-papo com os professores.

Os adolescentes participam das aulas nos laboratórios de informática e espaços pedagógicos das unidades socioeducativas, observando as medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Após a conclusão do curso, os aprovados receberão certificação. 

Para a subgerente de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec) do Iases, Sabrina Simora Carneiro, a tecnologia é uma importante aliada para manter o adolescente em contato com o conhecimento durante o período de distanciamento social. “Os cursos on-line possibilitam a continuidade da oferta de educação profissional aos socioeducandos, mesmo durante o período da pandemia, garantindo a eles a oportunidade de estudar e se qualificar para o futuro”, afirmou.

Na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, 25 adolescentes foram inscritos e aprovados no processo seletivo para os cursos de Auxiliar Administrativo, Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas, Informática Básica, Fotografia e Segurança no Trabalho. As aulas acontecem até o dia 1º de julho. Cada curso tem carga horária de 120h.

Para um dos adolescentes que participa do curso esta é uma chance para se profissionalizar e mudar de vida. “Estou muito feliz com essa oportunidade enquanto cumpro minha medida socioeducativa, afinal vou sair daqui com mais conhecimento e qualificado”, disse.

O agente socioeducativo Rosimar Lopes Metzker destacou como a qualificação profissional é importante para o desenvolvimento humano e social do adolescente. “É gratificante ver os adolescentes com interesse no aprendizado e abraçando essa oportunidade. Sou grato por fazer parte da comunidade socioeducativa e da possibilidade de mudança de vida desses adolescentes”, destacou.

A oferta também contempla adolescentes das unidades do sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim; e da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares.  Nas unidades do Conjunto de Cariacica, 18 adolescentes foram inscritos e as aulas serão iniciadas na próxima semana.

Leia mais

Leia também