Adolescentes do Iases iniciam cursos profissionalizantes on-line

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram, nessa segunda-feira (11), as aulas dos cursos profissionalizantes on-line ofertados em parceria com o Programa Qualificar ES, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Os cursos estão sendo oferecidos exclusivamente na modalidade a distância e acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns, tarefas e bate-papo com os professores.

Os adolescentes participam das aulas nos laboratórios de informática e espaços pedagógicos das unidades socioeducativas, observando as medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Após a conclusão do curso, os aprovados receberão certificação. 

Para a subgerente de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec) do Iases, Sabrina Simora Carneiro, a tecnologia é uma importante aliada para manter o adolescente em contato com o conhecimento durante o período de distanciamento social. “Os cursos on-line possibilitam a continuidade da oferta de educação profissional aos socioeducandos, mesmo durante o período da pandemia, garantindo a eles a oportunidade de estudar e se qualificar para o futuro”, afirmou.

Na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, 25 adolescentes foram inscritos e aprovados no processo seletivo para os cursos de Auxiliar Administrativo, Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas, Informática Básica, Fotografia e Segurança no Trabalho. As aulas acontecem até o dia 1º de julho. Cada curso tem carga horária de 120h.

Para um dos adolescentes que participa do curso esta é uma chance para se profissionalizar e mudar de vida. “Estou muito feliz com essa oportunidade enquanto cumpro minha medida socioeducativa, afinal vou sair daqui com mais conhecimento e qualificado”, disse.

O agente socioeducativo Rosimar Lopes Metzker destacou como a qualificação profissional é importante para o desenvolvimento humano e social do adolescente. “É gratificante ver os adolescentes com interesse no aprendizado e abraçando essa oportunidade. Sou grato por fazer parte da comunidade socioeducativa e da possibilidade de mudança de vida desses adolescentes”, destacou.

A oferta também contempla adolescentes das unidades do sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim; e da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares.  Nas unidades do Conjunto de Cariacica, 18 adolescentes foram inscritos e as aulas serão iniciadas na próxima semana.

Leia mais

Veja como ficam os pagamentos de IPTU e ISS/Fixo em Nova Venécia

O município de Nova Venécia emitiu o decreto...

Idaf entrega licença de instalação da Barragem dos Imigrantes para Cesan

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) recebeu do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do...

Acordo entre AGU e INSS viabiliza análise de 14 mil pedidos de benefícios para pescadores

Pescadores artesanais do município de Penha (SC) – Foto: Prefeitura de Penha/reprodução ...

Espírito Santo: aposentado morre após ser atacado por abelhas

Ataque do enxame aconteceu no quintal da casa de José Salvador, de 57 anos.   Um homem de 57 anos morreu após ser atacado por abelhas...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...