Adolescentes da Unis Sul concluem cursos profissionalizantes

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as formações não pararam nas Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Prova disso, é que 63 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, se formaram em três cursos profissionalizantes.

Entre os adolescentes, 48 escolheram o curso de Recepcionista, 14 o de Gestão de Custos e Precificação e um socioeducando optou pelo curso de Auxiliar Administrativo. “Alcançamos a meta estabelecida para a unidade graças ao esforço conjunto entre os agentes socioeducativos e equipe técnica. A escolha dos cursos foi feita pelos próprios adolescentes considerando as suas habilidades, sonhos e desejos para dar sequência em seu Projeto de Vida”, revelou o gerente da Unis Sul, Luciano Pecini.

A formatura aconteceu nos dias 09 e 10 de junho, na unidade. Segundo o responsável pela Unis Sul, foi montado um esquema de revezamento para a entrega dos certificados aos formandos e respeitados todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus.

A pedagoga da Unidade, Mary Jane Alves, avaliou como um sucesso a oferta desses cursos. “Queremos mantê-la durante o ano, pois, desta forma, os adolescentes terão a oportunidade de se reabilitar, adquirir ganho de conhecimento, educação e possibilidade de uma carreira profissional. Certamente sairão do Instituto preparados para retornarem à sociedade com uma qualificação de qualidade, prontos para ingressarem no mercado de trabalho e assim, gerarem renda para si e seus familiares”, destacou.

A oferta dos cursos é uma parceria entre o Iases, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), por meio do Programa QualificarES. As aulas em formato EaD tiveram início no dia 19 de março e se encerraram em 23 de maio deste ano.

Texto: Fernanda Pontes


Leia mais

Leia também