Alinhados à necessidade global de reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assinaram, na terça-feira (14/06), um acordo que demonstra o interesse de ambas as partes no desenvolvimento sustentável do setor de infraestrutura de transportes.
A cooperação técnica não-reembolsável para a “Mudança Modal para Transporte de Carga e Passageiros de Baixo Carbono no Brasil” tem como objetivo apoiar o governo brasileiro na implantação de um plano nacional que vai incentivar o baixo carbono no setor. A medida será possível por meio da atualização do Plano Nacional de Logística 2035(PNL 2035), e do desenvolvimento dos planos gerais de ações públicas e parcerias, no contexto do Planejamento Integrado de Transportes.
Cooperação
Para que a cooperação seja viável, o BID busca financiamento do Programa de Infraestrutura Sustentável do Reino Unido (UK Sustainable Infrastructure Program – UKSIP), mecanismo subsidiado pelo governo do Reino Unido para financiar o desenvolvimento de infraestrutura de baixo carbono no Brasil, na Colômbia, no Peru e no México, catalisando recursos privados para investimentos críticos, em consonância com os objetivos desses países para o cumprimento do Acordo de Paris.
Antes da assinatura do acordo, o ministro da Infraestrutura e os secretários de Fomento, Planejamento e Parcerias, Rafael Furtado, e o nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, participaram de reuniões com delegações do Canadá e da Suíça para apresentar os avanços do Governo Federal no setor de transportes.
Com informações do Ministério da Infraestrutura.
Assinatura reforça interesse do Governo Federal na desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes Foto: Ricardo Botelho/MInfra