Acordo garante apoio a Conselhos Tutelares em ações contra a Covid-19

Acordo garante apoio a Conselhos Tutelares em ações contra a Covid-19

“Quero agradecer ao Sesi e ao Senai por terem ouvido o nosso clamor pelas crianças do país”, afirma a ministra Damares Alves Foto: MMFDH

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram acordo para dar suporte aos Conselhos Tutelares nas ações de combate à Covid-19.

A iniciativa, firmada nessa terça-feira (17), tem o intuito de garantir o atendimento seguro a crianças e adolescentes em todo o país. Além disso, as medidas propiciarão condições de segurança do trabalho para os conselheiros tutelares.

Para a ministra Damares Alves, a assinatura do acordo de cooperação técnica tem um significado muito importante para o ministério. “Quero agradecer ao Sesi e ao Senai por terem ouvido o nosso clamor pelas crianças do país. Esse acordo é sem dúvida um grande ganho. Precisamos avançar na proteção das crianças no Brasil”, afirma.

Entre as ações previstas estão a distribuição de 60 mil máscaras de tecido duplo e 30 mil frascos de 1 litro de álcool glicerinado 80%. Os itens foram doados pelo Sesi e pelo Senai. A logística da entrega, que já começou, está por conta do Governo Federal, com o auxílio do Exército.

O acordo também prevê um webinário com especialista na temática para a apresentação de material educativo e orientações sobre como pode ser utilizado para o enfrentamento da Covid-19. Além de cartazes, serão elaborados vídeos com informações sobre prevenção ao coronavírus.

Trabalho essencial

A ministra Damares Alves destaca que o trabalho dos conselheiros tutelares é essencial no combate à violência contra crianças. “São inúmeras as modalidades de violência contra crianças, como o estupro de recém-nascidos, que têm tirado o nosso sono aqui no ministério. E o nosso braço lá na ponta para enfrentar esse tipo de violação é o conselheiro tutelar.”

Para o diretor do Departamento Nacional do Sesi e presidente do Conselho Nacional do Senai, Robson Braga de Andrade, as iniciativas podem ajudar na educação, na saúde e na qualidade de vida das crianças. “Para nós é um prazer poder contribuir com os Conselhos Tutelares e levar às camadas mais necessitadas da sociedade e da população benefícios de controle da Covid-19.”

A ação, proposta pela Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, foi concretizada na semana em que se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Para o secretário Maurício Cunha, o momento é oportuno já que a iniciativa atende a uma demanda dos conselheiros.

Todos os conselhos tutelares do Brasil vão receber os kits. Os conselhos tutelares estão em 99,7% dos municípios brasileiros. É uma política pública de altíssima capilaridade. Então, chegaremos, por meio desses kits, até o município mais longínquo do país e as crianças lá na ponta vão ser beneficiadas”, ressalta o secretário.

Conselho Tutelar

Órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, comunidade em geral e poder público, especialmente em âmbito municipal.

O conselho é formado por cinco membros escolhidos pela população local, que atuam de forma colegiada. As atribuições estão designadas na Lei nº 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Abrace o Marajó

Na oportunidade, a ministra entregou a Andrade o plano de ações do programa Abrace o Marajó. A iniciativa reúne um conjunto de compromissos concretos voltados para a geração de empregos e promoção da melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da região. Todos os detalhes consolidados até o momento foram disponibilizados em uma versão mais completa do documento.

O Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, com potencial de desenvolvimento e crescimento, mas que apresenta oito municípios na lista daqueles com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Com o Programa Abrace o Marajó, o Governo Federal pretende mudar esses números.

O Abrace o Marajó envolve empresas públicas e privadas do Pará e das prefeituras dos 16 municípios da região.

Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Acordo garante apoio a Conselhos Tutelares em ações contra a Covid-19 apareceu primeiro em Voz da Barra.

Leia mais

3º Óbito registrado em Água Doce do Norte por conta do novo coronavírus

Infelizmente Água Doce do Norte registrou mais um óbito por conta do novo coronavírus na manhã...

Programa de Aquisição de Alimentos tem R$ 72,9 milhões liberados pelo governo federal

Por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (23), o governo federal vai transferir R$ 72,9 milhões que serão utilizados  no Programa de Aquisição de...

Dia 31 é feriado no comércio de Nova Venécia

Sábado da semana que vem, dia 31 de outubro, é feriado no comércio de Nova Venécia em comemoração ao Dia do Evangélico. Todos os estabelecimentos comerciais...

Leia também

Encontro Alagoano de Gestores Eleitos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Encontro Alagoano de Gestores Eleitos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Confederação Nacional...

Estimativa de receita do Fundeb para 2020 cai em 6,5%

A nova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sofreu redução...

Pesquisa da Fiocruz aponta número elevado de mortes em domicílios do Rio de Janeiro

Pesquisa da Fiocruz mostra que, entre abril e setembro, a cidade do Rio de Janeiro apresentou 27 mil mortes acima do esperado, se comparado...

São Paulo recebe um milhão de doses da vacina para combate à Covid-19

O estado de São Paulo recebeu, nessa quinta-feira (03), 600 litros a granel da vacina Coronavac, que correspondente a um milhão de doses para...