Acordo entre Ministério da Agricultura e Centro de Telecomunicações visa levar tecnologia para o campo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) assinaram um acordo de cooperação técnica destinado a promover o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para o aumento e a disseminação do uso de tecnologias digitais no agronegócio brasileiro. 

O objetivo é favorecer especialmente, mas não exclusivamente, pequenos e médios produtores rurais e segmentos economicamente mais vulneráveis, propiciando ganhos de produtividade e de qualidade na produção, de modo a torná-los competitivos no mercado local, nacional e internacional.

Para isso, o acordo prevê a construção e validação de arquiteturas, sistemas e modelos de sustentação econômica capazes de viabilizar a transformação digital no campo. O foco são as tecnologias, principalmente nas áreas de conectividade (4G e 5G), Internet das Coisas (IoT) e plataformas que permitem levar conhecimento e inovação ao agronegócio. 

Valter Campanato/ Agência Brasil

Leia mais

COVID-19: Consumo de Pescados na Semana Santa não representa risco à população

A Semana Santa é tradicionalmente o principal período de consumo de pescados no Brasil. No Espírito...

Menina de 12 anos fica grávida após pai autorizar estupro, diz delegado

Delegacia de Linhares Uma menina de 12 anos ficou grávida após ser estuprada em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, o...

Homem é sequestrado no interior de Nova Venécia

Um homem de 40 anos, identificado como Gilcenir Pereira da Silva, popularmente conhecido como “Cenir”, segue desaparecido, após ser alvo de um sequestro, no...

Leia também