Ações contra o Coronavírus: EDP atua com operação técnica especial para garantir qualidade e segurança do fornecimento de energia

A energia elétrica é um insumo essencial na vida das pessoas e, para garantir este serviço com a máxima qualidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, adotou diversas medidas preventivas em relação à sua operação técnica e à segurança dos colaboradores que atuam diretamente nesta atividade, preservando-os contra o Coronavírus.

Como medida prioritária, os eletricistas que trabalham em campo foram divididos em 85 bases operacionais ao longo da área de concessão e receberam máscaras, além de álcool em gel e kit de higienização para veículos e ferramental. Todas demandas de atividades são enviadas por meio de smartphone e rádio, sendo necessária somente a retirada de equipamentos nas bases, sem contato pessoal, evitando assim a aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente. Além disso, a companhia realiza escalas diferenciadas de horários destes colaboradores, as reuniões e orientações são feitas remotamente e foi antecipada a vacinação contra a gripe H1N1.

Esta descentralização permite também maior flexibilidade para atendimentos em todas as  regiões e, em caso de necessidade, mais agilidade para a substituição de equipes. “O propósito da EDP: A Vida em primeiro lugar, orienta todas nossas ações, principalmente  neste momento delicado que estamos vivendo. A Companhia está atenta a cada evolução de cenário, mantendo-se fortalecida para levar energia a todos os clientes com excelência e preservando a integridade dos colaboradores e população”, destaca Afonso Celso da Silva, gestor executivo de Operação da EDP.

Para garantir ainda mais segurança aos eletricistas, a EDP também reforça a importância de a população manter distância segura dos profissionais durante a execução dos trabalhos em campo.

Para o Centro Integrado de Operação (COI), a EDP elaborou uma estratégia específica de divisão física do espaço e redundância na atuação. O COI gerencia de forma remota o sistema elétrico que abastece 1,5 milhão de clientes da área de concessão e, para diminuir a quantidade de técnicos e engenheiros em um mesmo ambiente, foi realizada a separação em três espaços físicos distintos. Além disso, colaboradores que já atuaram na operação da EDP e estão atualmente em outras áreas da empresa estão recebendo treinamento para reforçar a equipe de operadores, em caso de necessidade.

É importante destacar que a EDP atua com a priorização do atendimento a hospitais, centros médicos e postos de saúde, o que permite uma rápida resposta a estes locais, que, com uma possível evolução do cenário do Coronavírus, tendem a ficar sobrecarregados.  A Distribuidora também mantém em seu cadastro clientes que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência, como homecare e hemodiálise.

Comitê interno de crise contra o Coronavírus

Antes mesmo da confirmação do primeiro caso do Coronavírus no país, a EDP criou um comitê de gestão de crise para tomar providências contra a propagação do vírus e alertar seus colaboradores sobre cuidados com a doença. O comitê de gestão de crise está se reunindo diariamente, inclusive aos fins de semana, quando necessário.

Desde meados de fevereiro, medidas de reforço à higienização vêm sendo implementadas pela Empresa. A limpeza de itens como botões de elevadores, maçaneta de portas e corrimões de escadas, além dos veículos operacionais, recebeu incremento. Atualmente, os escritórios administrativos estão em regime de trabalho home office por tempo indeterminado.

No dia 23 de março, o atendimento presencial nas agências físicas da EDP foi suspenso e os serviços e solicitações devem ser realizados pela internet por meio do site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online para smartphone ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo 0800  721 0707. Esta medida busca evitar a aglomeração nesses ambientes, de modo a prevenir a disseminação do Coronavírus. Desde então, todos os serviços podem ser feitos pelo EDP Online, mesmo aqueles que necessitam de entrega de documentos, como pedidos de ligação de energia ou alteração de titularidade, através do site www.edponline.com.br.

Para registro de falta de energia, é possível também enviar SMS para 28037 com a mensagem Sem Luz

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