Abrigos e asilos para idosos do Espírito Santo registram 831 casos de Coronavírus, diz MP

Asilos e abrigos de idosos tem mais de 830 casos de Covid-19 registrados — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

O acompanhamento semanal feito pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) nos abrigos e asilos do estado contabilizou, até 21 de agosto, 831 casos confirmados de Covid-19 e 74 óbitos pela doença.

Do total de casos, 470 são entre pessoas idosas residentes e 361 entre trabalhadores. Todas as mortes são de idosos.

Os três novos óbitos registrados em relação ao relatório anterior são dos municípios de São Gabriel da Palha, Pinheiros e Serra.

De acordo com o MPES, considerando como marco inicial a data de 22 de maio de 2020, foi constatado um crescimento de 1.175% de casos da doença entre residentes nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s), passando de 40 para 470 contaminados.

Crescimento dos casos de Covid-19 nas ILPI's  — Foto: Reprodução/ MPES
Crescimento dos casos de Covid-19 nas ILPI’s — Foto: Reprodução/ MPES

 

Municípios

As cidades com mais idosos residentes nas instituições com o novo coronavírus são Vila Velha (104 casos), Vitória e Serra (ambas com 67 casos), Colatina (30), Alegre (26) e Cachoeiro de Itapemirim (23).

Vila Velha e Vitória concentram o maior número de óbitos de idosos residentes nas instituições, com 21 e 12 casos, respectivamente.

Os municípios de Pinheiros e Marataízes apresentaram pela primeira vez casos confirmados de idosos com a Covid-19.

Levantamento

O levantamento é elaborado pela equipe do Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania (CACC), por meio das informações registradas pelas ILPIs em formulário eletrônico disponibilizado pelo Ministério Público Estadual.

O CACC possui registro de 94 instituições que respondem ao formulário, divididas em 36 municípios do Estado, sendo duas unidades públicas, 37 filantrópicas e 55 com fins lucrativos. Deste total apenas 24 não reportaram contaminação entre idosos ou trabalhadores até 14 de agosto. Apenas seis municípios não reportaram caso de Covid-19 nas instituições: Montanha, Pinheiros, Mantenópolis, Baixo Guandu, Santa Teresa e Iconha.

Leia mais

“Evidente que não há nada”, afirma assessoria sobre boatos de que prefeito Alencar Marim estaria com Coronavírus

Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Barra de São Francisco, várias pessoas ficaram apreensivas. Logo em seguida foi confirmado também o...

Feira livre será nesta sexta-feira, 24, em Nova Venécia

Devido ao feriado municipal de São Marcos, no...

Prefeitura de Nova Venécia realiza georreferenciamento no município

Dando continuidade aos trabalhos de regularização de imóveis...

Leia também

AM: Justiça Eleitoral condena prefeito de Urucurituba por propaganda eleitoral antecipada

O prefeito do município de Urucurituba, no Amazonas, foi condenado pela 3ª Zona Eleitoral do estado por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a Justiça Eleitoral,...

Polícia Federal prende suspeitos de roubos na agências dos Correios de Água Doce do Norte

Dois suspeitos de roubos em agências dos Correios do Espírito Santo foram presos em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (28). Segundo...