A ALEGRIA DO JOGO DE DOMINO NA CASA DO VO MIGUEL

Compartilhe

 

As 28 pedras do domino foram misturadas e sentaram-se à mesa, por que tinham as pedras maiores, na ordem: Natan, Carlim Chiquinha, Adalto e Miguel. A bucha de seis dá inicio a partida. O Carlim deita a buchona na mesa. O Adalto deu uma olhada no seu jogo e disse que passava. O Miguel tinha duas pedras com seis e joga a maior. Natan não tem o que escolher e joga a única de seis que possuía. Carlim manda a pedra 4×6, o que mostra onde esta a manada de seis. Adalto coca a cabeça por que os seis todo mundo sabia que não esta com ele. Também não tinha o dois e grita pela segunda vez que passava. O Carlim cutuca o alfaiate dizendo que ele já era carta fora do baralho. Duas passadas não me segura, rebateu o irmão do Tuca.

 

Na reserva estavam Tuca e eu. O nosso negocio era torcer para a partida acabar logo. Sairiam os dos últimos para dar a vez aos de fora. A primeira batida foi dada pelo Miguel, com uma pedra que servia para as duas pontas. Marca no caderno dois ponto pro Miguelinho.

 

O jogo segue e Miguel fecha mais duas simples, totalizando quatro pontos. Começa a cantoria de alegria: meu amigo Carlinzinho escuta o que eu vou falar, sua cara e de tatu e seu focinho e de gambá. Será que o homem vai deixar três de carinha de gato? Carlim bate três vezes debaixo da mesa. Agora ninguém me para. Eu tinha esquecido da mandinga, fala Carlim. Não se sabe se a mandinga funcionou ou se foi pura coincidência, mas o filho da Celita ganhou cinco pontos seguidos, passando o Miguel, deixando na lona Adalto e Natan. O Adalton estava fazendo uma boa jogada, mas de olho grande em uma batida de quatro, segurou uma bucha de cinco. Já se encontravam na mesa cinco pedras de cinco e antes que Adalto pudesse se livrar da bucha, veio o Carlim e jogou a sexta pedra, matando assim a bucha do Adalto, que continuou no zerinho. O Natan levou essa e marcou o primero ponto.

 

Se terminar assim teremos uma carinha de gato e um roncoi. Na sequencia, de tanto tentar o Adalto conseguiu o que queria. Ele fez uma ponta e obrigou os demais a jogarem do outro lado. O Carlim deu uma voada e não viu a jogada. Puxou a pedra um. Adalto já deu um pulo e gritou: E de quatro. Poe o 1×5, ficando cinco dos dois lados. Bate com forca a bucha de cinco na mesa. Eu falei que não tem homem aqui para me segurar. O placar: Carlim 5; Miguel 4; Adalto 4 e Natan 1. A sorte volta para o Carlim que ponto a ponto chega aos nove. Miguel e Adalto provoca o Natan: não tem jogador para segurar Carlim não?

 

Natan muda a tática e passa a descartar fechando o jogo em cima de Carlim. A estratégia deu certo e Natan para Carlim e consegue reagir no jogo, empatando em quatro com Miguel e Adalto. Tuca e eu doido para o Carlim fechar a partida e nada. No vacilo do Adalto Miguel sapeca também a sua de quatro e pula para oito pontos. Carlim eu estou fungando na sua nuca, canta vantagem o Miguelinho. O Carlim morre na praia.

 

Com uma batida de dois Miguelinho chega aos dez e deixa Carlim chupando o dedo. Todos levantam para tomar um cafezinho da velha Maria, mas certo de que Natan e Adalto vão dar lugar a Creumir e Tuca. Os homens não param nem para comer. Pegam os pratos enquanto estão fora da mesa de jogo. As panelas estão dispostas no fogão. O cardápio e arroz, feijão, macarrão com frango e farinha a gosto. No fim do dia no caderno estava marcado: Creumir 2 partidas; Miguel 2; Tuca 1; Carlim 1; Natan 1 e Adalto 0. Era feriadão e o outro dia prometia. Outros jogadores por certo iriam chegar. Poderia ser o Jonair, o Arlindo, o Ademir, etc.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia também

Rio Branco-ES volta a se destacar e início de nova gestão tem saldo positivo

A grande final da Copa Espírito Santo 2022 por pouco não antecipou etapas do planejamento do Rio Branco-ES....

Dia Internacional do Biodiesel: novo regime fiscal para biocombustíveis promete ajudar na redução de gases poluentes e movimentar a economia

A produção de biodiesel no Brasil caiu 12,1% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo...

Lote 3: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

ES: adolescente é espancada e tem cabelo raspado por traficantes que a acusaram de informar rivais

  Caso foi registrado na Delegacia Regional de Vila Velha, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta Uma adolescente...

Ave silvestre é resgatada com a asa quebrada em Barra de São Francisco

Uma Anhuma, também conhecida como Alicorne ou Iúna, foi encontrada nesta quinta-feira, 4 de agosto de 2022, em...

Redução no valor da tarifa de energia passa a valer em 70 cidades do Espírito Santo

A conta de energia elétrica deve ficar mais barata em 70 cidades do Espírito Santo. A redução se...

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira (8)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 foi lançada neste domingo (7). O...

Cenad completa dez anos de operação com avanços na emissão de alertas para prevenção de desastres

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), completa dez anos de operação ininterrupta nesta segunda-feira...