Na manhã desta sexta-feira (10) foi realizado o encerramento do I Curso de Formação de Integrantes da Patrulha Maria da Penha, em Colatina. O curso foi organizado por meio de uma parceria interinstitucional entre o 8° Batalhão da Polícia Militar, as Secretarias Municipais da Assistência Social de Colatina e Pancas, bem como com a OAB, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Colatina e o Ministério Público.
A capacitação teve início na última segunda-feira (06) e contou com disciplinas voltadas às áreas da assistência social, direito, saúde, aspectos pedagógicos e procedimentais voltados às palestras na área e às visitas tranquilizadoras às mulheres vítimas de violência doméstica.
A tenente Marlúcia ressaltou que o treinamento foi didático e esclarecedor. “Sobretudo em relação às experiências compartilhadas e a forma como a parceria entre o serviço social e Policial foram destacados. Essa troca de ideias ampliou muito a minha percepção sobre a importância de se prestar o melhor atendimento possível às vítimas de violência doméstica, além de reforçar a grande importância da participação de outros agentes públicos nestes casos”.
O comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Sandro Roberto Campos, declarou: “envidamos todos os esforços para dotar de qualidade e humanizar a capacitação que se encerra com o início de um grande trabalho que pretendemos realizar na área da prevenção. Compreendemos que é principalmente através da mediação, diálogos e mudanças de atitudes que os crimes em geral tendem a ser relativizados e reduzidos”.