5G vai impulsionar startups e setor produtivo no DF, garante secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia • SiteBarra

5G vai impulsionar startups e setor produtivo no DF, garante secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia

Em entrevista ao portal Brasil61.com, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, disse que a chegada do 5G à capital do país vai aquecer o ambiente de inovação local, por meio das startups, e o setor produtivo, com destaque para o agronegócio. 

A nova geração de internet móvel deve chegar à Brasília até o meio de 2022, de acordo com a previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia é até 100 vezes mais rápida que o 4G, o que vai melhorar a experiência da população ao navegar na internet, mas Gilvan explica que os benefícios vão muito além. 

“As startups, todo o setor produtivo, o ecossistema vão ser muito beneficiados com isso, porque os carros autônomos sairão do papel e passarão a ser uma realidade e para Brasília será de fundamental importância. Além disso, estamos nos tornando um hub de startups. Nós temos startups renomadas, startups que estão despontando para o mundo, saindo e nascendo em Brasília. Tenho certeza que o 5G revolucionará a vida de todos os brasileiros e Brasília vai ganhar muito com o 5G”, acredita. 

Especialistas dizem que a chegada do 5G vai potencializar a chamada Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), que permite que as máquinas se comuniquem e interajam entre si. Entre as inúmeras mudanças que a IoT vai potencializar está o conceito de cidades inteligentes, as chamadas smart cities. Brasília quer se tornar a primeira cidade inteligente da América Latina. 

Até por isso, a capital federal já tem um Laboratório de Testes 5G, que fica no Parque Tecnológico de Brasília. A expectativa é que no começo do ano que vem a cidade já tenha alguns pontos conectados por 5G, acredita o secretário. 

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destaca que a expectativa em torno da implementação do 5G é grande, pois a tecnologia vai permitir a inclusão digital dos cidadãos e o avanço da Internet das Coisas. Ele cita como a quinta geração de internet móvel vai impactar o dia a dia dos brasilienses. 

“Consequentemente, o 5G traz para o Distrito Federal  e o Brasil condições e infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico, para o desenvolvimento social e para a inclusão das pessoas, para que a gente possa realmente melhorar a qualidade de vida das pessoas utilizando as tecnologias. Acredito que seja um avanço grande para todo o Brasil.”

Chegada do 5G deve trazer melhorias para o setor agropecuário de Goiás

Sétimo maior produtor agropecuário do país, Mato Grosso do Sul deve se beneficiar com chegada do 5G

Leilão

O leilão do 5G é considerado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o maior de radiofrequência da história do país. No certame, foram ofertadas quatro faixas: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Pense nessas faixas como rodovias no ar, por onde passam as ondas eletromagnéticas responsáveis pelas transmissões de TV, rádio e internet. 

Exposição de tecnologia digital. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilExposição de tecnologia digital. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil