5 necessidades emocionais que todo casal precisa saber

Etapas fáceis para entender a linguagem do amor do seu parceiro

Os narcisistas podem ser charmosos, carismáticos, sedutores, emocionantes e envolventes. Eles também podem agir com direito, exploradores, arrogantes, agressivos, frios, competitivos, egoístas, antipáticos, cruéis e vingativos.

Você pode se apaixonar por seu lado encantador e ser destruído por seu lado sombrio. Pode ser desconcertante, mas tudo faz sentido quando você entende o que os move. Essa consciência protege você de seus jogos, mentiras e manipulações.

Os narcisistas têm um eu prejudicado ou subdesenvolvido. Eles pensam e funcionam de maneira diferente das outras pessoas. Eles se comportam como se comportam devido à maneira como seu cérebro é conectado, seja devido à natureza ou à nutrição.

Lembre-se de que a gravidade do narcisismo varia. Algumas pessoas têm mais sintomas com maior intensidade, enquanto outros narcisistas têm menos sintomas mais leves. A discussão a seguir, portanto, pode não se aplicar a todos os narcisistas no mesmo grau.

Se você é uma mulher que foi traída, ou uma mulher presa num relacionamento sem amor, e que tem vontade de explorar outras coisas no mundo afora, não pense que o mundo não tem outras soluções melhores para você.  É bem comum mulheres se envolverem com homens mais velhos, após vivenciar várias desilusões amorosas, por que não?

Muitos dos homens ou mulheres que se envolvem em relações extraconjugais, invadindo, por assim dizer, o relacionamento de outras pessoas, o fazer por uma questão financeira: “eu não acho certo e não gostaria que fosse comigo, mas não posso abrir mão do meu patrocínio financeiro”, esse é um pensamento muito comum.

Vulnerabilidade narcísica

Apesar de terem personalidades aparentemente fortes, os narcisistas são realmente muito vulneráveis. Os psicoterapeutas os consideram “frágeis”. Sofrem profunda alienação, vazio, impotência e falta de sentido.

Devido à sua extrema vulnerabilidade, eles desejam poder e vigilantemente devem controlar seu ambiente, as pessoas ao seu redor e seus sentimentos. Demonstrações de sentimentos vulneráveis, como medo, vergonha ou tristeza, são sinais intoleráveis de fraqueza, tanto em si quanto nos outros.

O sistema de defesa deles, discutido abaixo, os protege, mas machuca outras pessoas. Quando se sentem mais inseguros, são mais maliciosos e o impacto de suas ações é irrelevante.

Vergonha Narcisista

Debaixo de sua fachada há vergonha tóxica, que pode estar inconsciente. A vergonha faz com que os narcisistas se sintam inseguros e inadequados – sentimentos vulneráveis que eles devem negar a si mesmos e aos outros.

Esse é um dos motivos pelos quais eles não podem receber críticas, responsabilidades, dissidências ou comentários negativos, mesmo quando são construtivos. Em vez disso, eles exigem consideração incondicional e positiva dos outros.

Arrogância

Para compensar o sentimento de inferioridade, eles mantêm uma atitude de superioridade. Eles geralmente são arrogantes, críticos e desdenham outras pessoas, incluindo grupos inteiros que consideram inferiores, como imigrantes, uma minoria racial, uma classe econômica mais baixa ou pessoas com menos educação.

Sua vergonha oculta é responsável por seu gabarito e auto engrandecimento. Eles estão tentando convencer a si mesmos e aos outros que são excelentes, que são excepcionalmente especiais e os melhores, mais inteligentes, mais ricos, mais atraentes e mais talentosos.

É também por isso que os narcisistas gravitam em torno de celebridades e pessoas de alto status, escolas, organizações e outras instituições.

Estar com os melhores convence-os de que são melhores que os outros, enquanto internamente não têm tanta certeza.

Direito

Os narcisistas sentem o direito de obter o que querem dos outros, independentemente de seu comportamento. Seu senso de direito máscara sua vergonha e insegurança interior. Eles se convencem de que são superiores e, consequentemente, eles merecem tratamento especial.

Por exemplo, o tempo deles é mais valioso do que outros, e eles não precisam esperar na fila como as massas. Não há limite para o que eles podem esperar dos outros.

Os relacionamentos interpessoais são uma via de mão única, porque outras pessoas são consideradas inferiores e não separadas delas (veja abaixo). Eles não reconhecem seu comportamento como hipócrita, porque se sentem superiores e especiais. As regras para outras pessoas não se aplicam a elas.

Falta de empatia

A capacidade dos narcisistas de responder emocionalmente e expressar cuidados e preocupações adequados é significativamente prejudicada. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os narcisistas não têm empatia. Eles “não estão dispostos a reconhecer ou se identificar com os sentimentos e as necessidades dos outros”.

A pesquisa mostra que eles têm anormalidades estruturais nas regiões do cérebro associadas à empatia emocional. (Consulte “Como saber se um narcisista o ama.”) Eles podem alegar que o amam, mas você deve determinar se se sente amado pelo modo como o trata.

O amor verdadeiro requer empatia, compaixão e profundo conhecimento de quem cuidamos. Mostramos preocupação ativa com a vida e o crescimento dessa pessoa. Tentamos entender sua experiência e visão de mundo, embora isso possa diferir da nossa.